Bonito Notícias - Notícias de Bonito MS e Região
Bonito - Mato Grosso do Sul - 19 de Junho de 2019
19/02/2015 - 10:06
Aterro consorciado em Jardim atenderá seis municípios
Foi realizada na última semana reunião entre o prefeito de Jardim (MS), Erney Cunha Bazzano Barbosa e representantes da Fundação Nacional de Saúde - FUNASA e do Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Integrado das Bacias do Rio Miranda e Apa - CIDEMA para definir as ações da última etapa da instalação do Aterro Sanitário Consorciado que está para ser concluído em Jardim.
Evandro Silva/Divulgação Prefeitura de Jardim MS
Ampliar
Ao lado do Presidente do CIDEMA, Heitor Miranda e do Superintendente da FUNASA Aristides Ortiz, o prefeito Erney acompanhou a apresentação das metas finais e também foi apresentado ao representante da empresa Organoeste Adubo Orgânico, Flávio Pereira, entidade que fará o tratamento do lixo produzido e transformará esse material em adubo.

Segundo Flávio, o lixo coletado é misturado ao bio-extrato de nome científico HSNI, conjunto de bactérias, fungos, leveduras e outros organismos vivos, que aceleram o processo de compostagem, realizado a céu aberto, sem a geração de chorume ou emissão de gases de efeito estufa. A ação dura 15 dias, enquanto por métodos convencionais o prazo varia entre dois e três meses.

O Aterro Consorciado de Jardim atenderá seis cidades que participam do CIDEMA, e acontecem nas proximidades da rodovia 267, Km 08, que liga Jardim a Porto Murtinho.

Seu projeto teve a aprovação da FUNASA, que viabilizou recursos através de emenda do Deputado Waldemir Moka no valor inicial de 1,5 milhões de reais e possui a licença de instalação do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul – IMASUL/MS, através da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, das Cidades, do Planejamento, da Ciência e Tecnologia – SEMAC/MS.

Ele terá capacidade para receber 63,5 toneladas de lixo por ano; 19,5 toneladas de resíduos hospitalares depositados em células específicas e terá drenos para gases e líquidos percolados, sendo utilizadas lagoas de estabilização para tratamento.
Departamento de Comunicação da Prefeitura de Jardim
Gostou? Compartilhe!
COMENTE ESTA NOTÍCIA
CURTIU O BONITO NOTÍCIAS?
MAIS NOTÍCIAS
Publicidade
Publicidade
ACOMPANHE O BONITO NOTÍCIAS NO FACEBOOK

BONITO NOTÍCIAS
POLÍTICA DE CONTEÚDO

O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior.

Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação.

Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados.

Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.

Bonito Notícias - Todos os direitos reservados 2019.