Bonito, Mato Grosso do Sul - 18 de Abril de 2024
Eventos

Bienal do Rio termina com 4 milhões de livros vendidos

Após censura do prefeito Marcelo Crivella, os livros com temática LGBTQ+ esvaziaram as prateleiras dos estandes no evento em meia hora.

Com informações de UOL
Em 09 de Setembro de 2019 às 17h43
(Divulgação/Bienal Internacional do Livro)

A Bienal Internacional do Livro, no Rio de Janeiro, terminou neste domingo (08) marcada pela tentativa da apreensão de livros com temática LGBTQ+, com um total de 4 milhões de exemplares vendidos e milhares de visitantes.

No último dia de evento, os pavilhões do Riocentro ficaram lotados e, segundo o balanço parcial divulgado pela feira, cerca de 600 mil pessoas foram para a Bienal entre os dias 30 de agosto e 8 de setembro.

O evento recebeu no sábado (07), cerca de 100 mil pessoas. A grande quantidade do público foi uma resposta para a tentativa do prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, de recolher obras com temática LGBTQ+ do evento.

Na quinta-feira (05), Crivella determinou que os organizadores da Bienal recolhessem uma história em quadrinhos dos "Vingadores" que possui um beijo entre dois personagens do sexo masculino. Através de um vídeo no Twitter, Crivella afirmou que a obra "Vingadores: A cruzada das crianças" tem "conteúdo sexual para menores". Além disso, o prefeito disse que a medida iria servir para "proteger as crianças".

No sábado, uma equipe da Prefeitura foi ao local para cumprir a ordem de apreensão. A decisão de apreender as obras motivou um protesto dentro do Riocentro contra a censura aos livros. Além disso, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, revogou uma liminar do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ) que permitia a apreensão de livros com temática LGBT.

No último dia da Bienal, autores e editores fizeram um manifesto contra a censura. O manifesto foi assinado por diversos autores e personalidades, como os escritores Laurentino Gomes e Thalita Rebouças, o youtuber Felipe Neto - que distribuiu 14 mil livros com temática LGBTQ+ em protesto a atitude do prefeito - e o ator Lázaro Ramos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Eventos
Em 17 de Outubro de 2022 às 15h47
Comunicado da banda diz que vocalista está lidando com 'hemorragia nas cordas vocais e um nódulo desde a última etapa da turnê' e um problema 'bastante sério' no joelho.
Em 05 de Setembro de 2022 às 15h21
VER TODAS EM EVENTOS
Notícias em destaque agora
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.