Bonito Notícias - Notícias de Bonito MS e Região
Bonito - Mato Grosso do Sul - 18 de Novembro de 2019
19/09/2019 - 16:31
Bombeiros do DF se encaminham para MS para auxiliar nas queimadas
O pelotão com 34 bombeiros, juntamente com 5 veículos e um avião, devem chegar até às 22:00 em Campo Grande
Unidos Conservamos
Ampliar
O pelotão com 34 bombeiros do Distrito Federal chega nesta quinta-feira para auxiliar nas queimadas.
Unidos Conservamos
Ampliar
Também está a caminho uma aeronave tipo Air Tractor, com autonomia de 5 horas de voo e capacidade para despejar até 3.100 litros de água nas áreas que estão sendo atingidas por incêndios.
Unidos Conservamos
Ampliar
A aeronave ajudará a apagar os focos de incêndio mais efetivamente.

Nesta quinta-feira (19), o Governo do Estado garantiu reforço operacional para combater os incêndios florestais, que se alastram pelo Pantanal e Cerrado, com o apoio do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, que enviará uma aeronave e 34 militares para atuarem nas regiões críticas.

Os recursos financeiros para a operação aérea também foram garantidos e a ação deve começar na sexta-feira (20), com a liberação imediata autorizada pela Secretaria Nacional de Defesa Civil, vinculada ao Ministério de Desenvolvimento Regional. A aeronave do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal é um Air Tractor, modelo AT-802F, fabricado nos Estados Unidos, com autonomia de 4 horas e capacidade para transportar até 3,1 mil litros de água.

Previsão de chuvas

Nesta terça-feira (17), os focos de calor somaram 373 em Mato Grosso do Sul, conforme o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Corumbá liderou com 152 (40%), vindo a seguir Aquidauana, com 63 (17%); Porto Murtinho, 42 (11,3%); e Miranda (17 (4,6%). O Centro de Monitoramento do Tempo e Clima de Mato Grosso do Sul (Cemtec) informou que a expectativa de chuvas para o Estado, no período de 25 de setembro a 3 de outubro, é de 20 milímetros.

Participaram da reunião da Sala de Situação Integrada: tenente-coronel bombeiro Fábio Catarinelli, coordenador estadual de Defesa Civil; tenente-coronel bombeiro Waldemir Moreira, chefe do Centro de Proteção Ambiental do Corpo de Bombeiros do Estado, coronel bombeiro e piloto Luis Fernando Rolon, subtenente Ataíde Moreira, da Polícia Militar Ambiental, Franciane Rodrigues, coordenadora do Cemtec e Leonardo Palma, do Imasul.

O pelotão brasiliense embarcou por volta das 7:30 desta quinta-feira em um ônibus com destino a Mato Grosso do Sul, onde vão ajudar no combate aos incêndios florestais que estão atingindo o estado. A previsão é que a unidade chegue a Campo Grande, após percorrer cerca de 1.050 quilômetros de distância, por volta das 22:00.

O envio dos militares do Distrito Federal atende um pedido feito pelo governo de Mato Grosso do Sul, a secretaria nacional de Proteção e Defesa Civil, do Ministério do Desenvolvimento Regional, logo após o estado decretar situação de emergência. Mais de 1 milhão de hectares já foi destruído pelos incêndios, que atingem principalmente o Pantanal e a Serra da Bodoquena.

Além do efetivo, o Corpo de Bombeiros do Distrito Federal também está encaminhando ao estado para ajudar no combate aos incêndios, cinco veículos, sendo três caminhonetes, um caminhão para acesso as áreas mais difíceis e um ônibus para o transporte dos militares.

Também está enviando uma aeronave tipo Air Tractor, com autonomia de 5 horas de voo e capacidade para despejar até 3.100 litros de água nas áreas que estão sendo atingidas por incêndios. O avião deve chegar ao estado nesta sexta-feira (20), quando os militares dos bombeiros serão encaminhados para as áreas mais críticas, como a fazenda Caiman, em Miranda.

Com informações de G1
Gostou? Compartilhe!
COMENTE ESTA NOTÍCIA
CURTIU O BONITO NOTÍCIAS?
MAIS NOTÍCIAS
19 de Setembro de 2019
17:21
15:34
07:53
07:52
Publicidade
Publicidade
ACOMPANHE O BONITO NOTÍCIAS NO FACEBOOK

BONITO NOTÍCIAS
POLÍTICA DE CONTEÚDO

O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior.

Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação.

Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados.

Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.

Bonito Notícias - Todos os direitos reservados 2019.