Bonito, Mato Grosso do Sul - 28 de Março de 2024
Educação

Bonito participa do Programa de Inovação Educação Conectada

Objetivo do programa é apoiar a universalização do acesso à internet de alta velocidade e fomentar o uso pedagógico de tecnologias digitais na Educação Básica.

Com informações de Prefeitura de Bonito
Em 04 de Outubro de 2019 às 13h42
(Divulgação)

O município de Bonito está participando do Programa de Inovação Educação Conectada, desenvolvido pelo Ministério da Educação e parceiros, com o objetivo de apoiar a universalização do acesso à internet de alta velocidade e fomentar o uso pedagógico de tecnologias digitais na Educação Básica, auxiliando para que o ambiente escolar esteja preparado para receber a conexão de internet, destinar aos professores a possibilidade de conhecer novos conteúdos educacionais e proporcionar aos alunos o contato com as novas tecnologias educacionais.

Efetivamente, o Programa Federal será implementado em três fases:

• Fase de indução foi de 2017 a 2018: construção e implantação do Programa com metas estabelecidas para alcançar o atendimento de 44,6% dos alunos da educação básica para conseguir resultado positivo a partir de elementos previamente estudados e aplicados;

• Fase de expansão (2019 a 2021): expansão do Programa e ampliação da meta para alcançar o atendimento de 85% dos alunos da educação básica. Será também a fase de avaliação dos resultados na qualidade da educação em conectividade, com base na formação, na utilização dos recursos educacionais digitais e capacidade de gestão dos recursos financeiros e dispositivos legais disponibilizados;

• Fase de sustentabilidade (2022 a 2024): integralização do Programa para o alcance da meta de atendimento de 100% dos alunos da educação básica, transformando o Programa em Política Pública de Inovação e Educação Conectada.

Para isso o Programa de Inovação Educação Conectada inspirou-se na Teoria das 4 Dimensões, desenvolvida pelo Instituto Kennisnet, dedicada à inovação de tecnologias da informação e comunicação (TICs) para a educação primária, secundária e treinamento vocacional. As quatro dimensões são: Visão, Formação, Recursos Educacionais Digitais e Infraestrutura, que conforme informações das escolas pelos diretores são avaliadas em Níveis Básico, Intermediário e Emergente.

Bonito aderiu ao programa em 2018, sendo que todas as Unidades Escolares da rede municipal participaram do questionário através do PDDE Interativo, gerando um diagnóstico da situação quanto ao uso tecnológico pelos alunos e professores. Em 2019, foi baixado o Medidor Educação Conectada em todas as unidades. Todos os gestores receberam a devolutiva do diagnóstico em que receberam orientações sobre o nível em que se encontram diante das quatro dimensões, com sugestões de ações a serem desenvolvidas.

De acordo com as informações cedidas pelos diretores no PDDE interativo, nas devolutivas o município se encontra nos seguintes níveis: 1 Centro de Educação Infantil na dimensão Visão (8.3% em Nível Básico), 5 unidades na dimensão Formação (41.6% em sendo 1 Nível Intermediário, 2 em Nível Básico e 2 em Nível Emergente) e 6 unidades na dimensão Infraestrutura (50% sendo 5 em Nível Básico e 1 em Nível Emergente).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Educação
VER TODAS EM EDUCAÇÃO
Notícias em destaque agora
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.