Bonito, Mato Grosso do Sul - 28 de Março de 2024
Eventos

Bonito recebe Coordenadora Nacional do Grupo União das Advogadas do Brasil em evento sobre violência doméstica

O evento procura sensibilizar a sociedade sobre a violência doméstica e familiar contra a mulher.

Com informações de Prefeitura Municipal de Bonito
Em 22 de Agosto de 2019 às 13h44
O evento tem como objetivo sensibilizar a comunidade sobre a violência doméstica e familiar contra a mulher. (Divulgação)

Nesta quinta-feira (22), com o apoio da Secretaria de Assistência Social do Município e da OAB/MS, a Ordem dos Advogados do Brasil de Bonito promove um evento alusivo à Campanha Agosto Lilás, com o objetivo de sensibilizar a comunidade sobre a violência doméstica e familiar contra a mulher, divulgar a Lei Maria da Penha e esclarecer sobre os diversos tipos de conduta que podem caracterizar a violência, além de debater sua efetiva implementação e as ações possíveis, da conscientização à denúncia.

No evento, a cidade receberá a advogada Eclair Nantes, Secretária Geral Adjunta da OABMS e Coordenadora Nacional do Grupo União das Advogadas do Brasil, que integrará o painel de debates e realizará palestra voltada à comunidade com a temática da violência contra a mulher.

Em 2017, a OAB/MS indeferiu pedido de inscrição de um bacharel em Direito, pois pesava contra ele processo criminal de violência doméstica. Na época, na qualidade de Conselheira Estadual, Eclair Nantes, relatora do processo, negou a inscrição por considerar que a idoneidade é um pré-requisito para pessoas que queiram exercer a profissão da advocacia. "A conduta perpetrada pelo requerente está em desacordo com os padrões de honestidade, respeitabilidade, dignidade exigidos pela sociedade e principalmente por esta comunidade profissional, que tem como princípio zelar pelos fracos e oprimidos", relatou.

A decisão abriu precedente para as demais 26 seccionais do país e, assim, o Conselho Federal da OAB aprovou, no dia 18 de março, uma súmula na qual a prática de violência contra a mulher constitui fator apto a demonstrar a ausência de idoneidade moral necessária para inscrição de bacharel em Direito nos quadros da Ordem dos Advogados do Brasil de todo o país, independentemente da instância criminal.

A advogada Bianca Braga Medeiros, Presidente da Subseção, avalia que toda mobilização que desperte na sociedade a importância de se coibir as diversas formas de violência contra a mulher é válida e a OAB de Bonito se coloca como mais um eixo de apoio aos profissionais da rede de atendimento às vítimas de violência doméstica e familiar do município, através da Comissão de Combate à Violência Doméstica.

O evento será das 14:00 às 16:00, no CRAS Marambaia, e é aberto ao público.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Eventos
Em 17 de Outubro de 2022 às 15h47
Comunicado da banda diz que vocalista está lidando com 'hemorragia nas cordas vocais e um nódulo desde a última etapa da turnê' e um problema 'bastante sério' no joelho.
Em 05 de Setembro de 2022 às 15h21
VER TODAS EM EVENTOS
Notícias em destaque agora
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.