Bonito, Mato Grosso do Sul - 19 de Abril de 2024
Geral

Boviplan e WWF lançam programa de apoio à produção sustentável no Pantanal

O objetivo do projeto é fortalecer a cadeia de produção sustentável de carne bovina, por meio da capacitação em boas práticas.

Com informações de Boviplan
Em 22 de Agosto de 2019 às 14h12

A consultoria agropecuária Boviplan e o WWF-Brasil, junto com outros parceiros e apoio financeiro da União Europeia, firmam parceria para o desenvolvimento do Programa BPA Nascentes do Pantanal no Mato Grosso do Sul. O objetivo é fortalecer a cadeia de produção sustentável de carne bovina, por meio da capacitação em boas práticas, do estímulo à troca de experiências e associativismo e do uso de incentivos fiscais do Estado.

O público-alvo são os médio-pecuaristas e responsáveis técnicos por fazendas de gado de corte nos municípios de Rochedo, Corguinho e Rio Negro, região onde encontram-se importantes nascentes de rios que desaguam no Pantanal sul-mato-grossense. Segundo Rodrigo Paniago, da Boviplan Consultoria, o público-alvo foi escolhido de forma específica. “Entendemos que o grande pecuarista tem maior facilidade para investir na atividade, assim como, o pequeno tem linhas específicas de financiamento e extensão rural pública, já o médio-pecuarista não possui o apoio adequado”, explica.

Segundo Flávia Szukala Araujo do WWF-Brasil, o programa visa ser um disseminador de práticas contidas em protocolos já consolidados no mercado brasileiro, como o BPA Bovinos de Corte (Brazilian Gap), bem como de mecanismos de melhoria contínua na produção, como o Guia Indicadores da Pecuária Sustentável (GIPS), do Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável (GTPS) e programas de incentivos fiscais. “Queremos levar soluções gerenciais e técnicas aos participantes, que vão poder garantir a produção sustentável na região do Pantanal”, afirma.

Os produtores que se engajarem no programa terão a oportunidade de participar de diferentes modalidades de capacitação, desde palestras técnicas, seminários, cursos de gestão e pastagem, excursões técnicas, visitas a fazendas modelos e até acompanhamento técnico por consultoria especializada. O Programa se inicia em agosto deste ano e termina em novembro de 2020. “Planejamos uma série de capacitações de grande importância para os produtores que participarem do programa, tudo de forma gratuita, inclusive os encontros mensais com consultoria especializada”, explica Rodrigo.

O lançamento do Programa BPA Nascentes do Pantanal será realizado no Sindicato Rural de Campo Grande, no dia 29 de agosto, às 18h30. Neste mesmo dia, ocorrerá sua primeira atividade de disseminação: o seminário “Casos de Sucesso em Boas Práticas Agropecuárias", que apresentará palestras da Associação Sul-mato-grossense de Novilho Precoce, Associação Brasileira de Pecuária Orgânica e Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar de Mato Grosso do Sul.

Boviplan

É uma empresa de consultoria agropecuária sediada em Piracicaba/SP e com atuação em todas as regiões do Brasil. Em 35 anos de atividade realizou assessorias em diversos países, como: Angola, Bolívia, Colômbia, Cuba, Estados Unidos da América, Irã, México, Moçambique, Panamá, Paraguai e Venezuela. A empresa tem como foco de atuação a transferência de tecnologias sustentáveis visando o aumento da eficiência econômica de propriedades rurais. Atualmente a Boviplan é membro fundador da Associação dos Profissionais de Pecuária Sustentável - APPS e membro do Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável - GTPS.

WWF-Brasil

É uma organização da sociedade civil brasileira, apartidária e sem fins lucrativos que trabalha em defesa da vida, e para isso tem por propósito mudar a atual trajetória de degradação socioambiental. Criada em 1996, atua em todo Brasil e integra a Rede WWF (Fundo Mundial para a Natureza), presente em mais de 100 países. Atua no fomento de uma pecuária mais sustentável, além de trabalhar com as principais empresas do setor auxiliando na melhoria da gestão da cadeia da carne. Também é membro do Conselho Diretor do Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável (GTPS).

Últimas notícias em Geral
Em 20 de Outubro de 2022 às 16h38
Além do retrato do famoso bruxo de óculos redondos, serão lançadas outras três peças: o trem Hogwarts Express, o professor Albus Dumbledore e a escola de magia e bruxaria de Hogwarts.
VER TODAS EM GERAL
Notícias em destaque agora
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.