Bonito, Mato Grosso do Sul - 29 de Março de 2024
Eventos

Campo Grande sedia 1º Fórum de Arborização para Cidades Sustentáveis

O objetivo do evento é falar sobre os principais desafios da presença das árvores nos ambientes urbanos no Estado.

Com informações de Prefeitura de Campo Grande
Em 18 de Setembro de 2019 às 16h13
(Divulgação/Prefeitura de Campo Grande)

Nesta quinta (19) e sexta-feira (20), será realizado em Campo Grande o 1º Fórum de Arborização MS para Cidades Sustentáveis que pretende reunir o conhecimento e interesses entre o meio científico e acadêmico, as entidades e organizações profissionais e os gestores públicos, que irão pautar os principais desafios da presença das árvores nos ambientes urbanos no Estado e debater problemas e soluções, colhendo a contribuição da ciência e da prática, bem como as experiências, concluídas ou não, dos programas e ações voltados à arborização.

Para os gestores, será uma oportunidade de reunir em debate as principais questões e desafios no planejamento e na gestão da arborização pública, conhecendo experiências e tendo o contato com práticas e soluções adequadas de planejamento, manejo e envolvimento cooperativo com a sociedade em busca da sustentabilidade. Para as universidades, aproximará o meio acadêmico dos problemas reais vividos no cotidiano de planejadores e gestores. E para as entidades e organizações profissionais, esse estreitamento de vínculos permitirá subsidiar discussões sobre a educação profissional e colher temas para debate em eventos nacionais.

Será um momento de debater os desafios, expectativas e avanços em relação à arborização urbana, iniciativa que contempla as ações da Semana da Árvore. Essa ação atende o objetivo 11 da Agenda 2030 da ONU para tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.

Programação

19 de Setembro

07:30: Credenciamento dos inscrito

08:00: Abertura, apresentação da dinâmica do evento

08:30: Apresentação dos eixos temáticos

Eixo 1 - Planejamento (facilitador: arq. Jussara Basso)

Eixo 2 - Fomento da Arborização (facilitador: Flávio Mendes)

Eixo 3 - Gestão da Arborização (facilitador: Flávio Barcelos)

Eixo 4 - Pesquisa e Desenvolvimento (facilitador: Grasiela Porfirio)

Reflexões sobre a Arborização e Biodiversidade (facilitador: Camila Aoki)

Intervalo

09:10: Dinâmica em grupos (facilitadores e participantes)

11:30: Almoço

13:30: Lista de presença

13:50: Fórum de resultados parciais de cada eixo, com apresentação e debat

Intervalo

15:15: Continuação do Fórum de resultados de cada eixo

17:30: Término das atividades do dia

20 de Setembro

07:30: Lista de Presença

08:00: Resultados conclusivos do evento: painel geral de contribuições

Intervalo

11:30: Almoço

13:30: Lista de presença – Demonstração prática de trabalho em altura (Flávio Mendes).

O evento é realizado pelo Laboratório da Paisagem do Programa de Mestrado em Recursos Naturais (PGRN) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e pela Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU), com o apoio da Prefeitura de Campo Grande, Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Mato Grosso do Sul (CAU/MS), Associação Brasileira de Arquitetos e Paisagistas (ABAP-MS), Conselho Regional de Biologia 1º Região (SP, MT e MS), Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul) e Geotecnologias UFMS.

O evento acontece no Centro de Educação Ambiental Leonor Reginato Santini (CEA Polonês) é situado na Rua Corveta, 141, Carandá Bosque.

Mais informações pelo site https://forumdearborizacao.wixsite.com/ufms.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Eventos
Em 17 de Outubro de 2022 às 15h47
Comunicado da banda diz que vocalista está lidando com 'hemorragia nas cordas vocais e um nódulo desde a última etapa da turnê' e um problema 'bastante sério' no joelho.
Em 05 de Setembro de 2022 às 15h21
VER TODAS EM EVENTOS
Notícias em destaque agora
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.