Bonito, Mato Grosso do Sul - 19 de Abril de 2024
Turismo

Dia do Turismo: setor emprega mais de 7 milhões de pessoas no Brasil

A informação foi divulgada pelo ministro do Turismo, durante a ABAV Expo, em São Paulo.

Com informações de Ministério do Turismo - Ketlen da Silva
Em 27 de Setembro de 2019 às 11h28
Lagoa Misteriosa - Jardim MS (Daniel De Granville - Pho In Natura)

Nesta sexta-feira (27) é comemorado o Dia Mundial do Turismo, e, com isso, o Ministério do Turismo, durante a ABAV Expo, divulgou que mais de 7 milhões de empregos e cerca de 8% do PIB vêm do turismo no Brasil. Segundo o IBGE, somente nos sete primeiros meses de 2019, ocorreu uma alta de 3,2% de atividades no setor e geraram 5,8% a mais de postos de trabalho, em julho, no país.

O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, citou as principais conquistas do Governo Bolsonaro na área, como a isenção de vistos a quatro países, sendo eles EUA, Canadá, Austrália e Japão, e a chegada de empresas aéreas de baixo custo. Acrescentou, ainda, que o Ministério do Turismo trabalha a organização de roteiros a exemplo do Jalapão (TO) e da Serra da Capivara (PI), com melhorias em infraestrutura, acesso e conectividade aérea. O órgão, completou o ministro, também atua para potencializar o turismo rodoviário, tendo como base as rotas do Programa Investe Turismo.

“Quando você aumenta o número de turistas em algum local o hotel contrata, o restaurante contrata, a locadora aluga mais carros, a resposta é imediata. Então o turismo é uma das principais vertentes da nossa economia e precisa estar no centro da agenda econômica do Brasil”, destaca o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio em entrevista à Agência Brasil.

Já a presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagens (ABAV), Magda Nassar, informou que as 2.300 entidades ligadas ao grupo faturaram R$ 31 bilhões em 2018. Além disso, cerca de 85% de todas as vendas de produtos e serviços turísticos foram realizadas por agências de viagens.

ABAV Expo

O ministro Marcelo Álvaro visitou espaços de promoção de diversos estados brasileiros no evento, como Bahia, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Foz do Iguaçu, Minas Gerais, São Paulo e Mato Grosso do Sul. Álvaro Antônio encerrou o tour no estande do Ministério do Turismo, que se divide em quatro áreas temáticas: Atendimento, Destinos do Brasil, Experiências do Brasil e Sabores do Brasil.

O local, compartilhado por destinos e entidades parceiras do órgão, permite conhecer de forma detalhada os projetos da Pasta, a exemplo do apoio a obras de infraestrutura, do acesso a crédito e investimentos, além de parcerias público-privadas e acordos internacionais firmados pela atual gestão. Com o tema ‘Transforma: o Turismo pronto para novos desafios’, a feira segue até 27/09, quando será aberta ao público em geral.

Bonito e Pantanal

Neste ano, o Pantanal foi apresentado na Feira Internacional de Turismo com a ajuda de realidade aumentada, uma tecnologia que integra o virtual e o mundo real com o uso de sensores de movimento. Com vídeos de jacarés, capivaras, onça-pintada e tuiuiús digitalmente processados e ampliados por computador, o estande de 100 metros quadrados de Mato Grosso do Sul chamou a atenção dos milhares de visitantes da feira já no primeiro dia.

Em 2018, os rios de Bonito foram representados no AdventureNext Latin America, em Campo Grande, com a ajuda de realidade virtual. Suspenso por uma corda e na posição horizontal, o visitante teve a experiência de estar flutuando nos rios do destino de ecoturismo. E quem o assistia, conseguia visualizar, através de um telão, o que acontecia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Turismo
VER TODAS EM TURISMO
Notícias em destaque agora
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.