Bonito, Mato Grosso do Sul - 25 de Abril de 2024
Geral

Em seminário sobre recursos hídricos, as águas de Bonito é prioridade

Para o Estado, a discussão parte para uma produção mais sustentável.

Com informações de Imasul
Em 20 de Setembro de 2019 às 14h30
André Borges, presidente do Imasul. (Divulgação/Imasul)

O Governo do Estado está implementando ações e programas de monitoramento e proteção dos recursos naturais e estimulando a bioeconomia para que Mato Grosso do Sul alcance um nível de produção sustentável modelo para o Brasil e para o mundo, preservando a sua rica biodiversidade e se apresentando como o grande diferencial no competitivo mercado mundial.

Esta foi a síntese da fala do secretário-adjunto da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (SEMAGRO), Ricardo Senna, na abertura do Seminário Estadual de Recursos Hídricos, na manhã desta quinta-feira (19), em Campo Grande. O evento está sendo realizado no auditório do Tribunal de Contas de MS e segue até o dia de hoje (20).

“Temos uma biodiversidade, que é um patrimônio, assim como temos setores produtivos competitivos, como o agronegócio e uma indústria pujante. Precisamos explorar racionalmente os recursos naturais, atrair s universidades para estimular as pesquisas científicas, buscando formular políticas públicas mais eficazes”, disse Senna.

Zoneamento

O secretário-adjunto adiantou que a SEMAGRO está formulando um plano estadual agroecológico, visando a promoção de uma produção orgânica e sustentável onde a agricultura familiar será inserida integralmente, e discute com a sociedade um programa de zoneamento a partir da bioeconomia, caminho para a geração de riquezas de forma sustentável.

“Se entendermos que o paradigma da bioeconomia se construí a partir de debates como neste seminário, vamos avançar nesse novo cenário, norteando o Estado e os municípios a promoverem políticas ambientais mais eficazes para que possamos promover um desenvolvimento verdadeiramente mais sustentável”, completou.

Senna citou, como conquistas nos últimos anos, a implantação pelo atual governo do Plano Estadual de Recursos Hídricos, que norteou as ações do Governo do Estado e do Imasul, que passou por uma ampla reformulação, com destaque para o moderno sistema de outorga, cuja regulamentação era aguardada há dez anos.

Bacia do Taquari

Paralelamente a estas medidas, o Estado, por meio da SEMAGRO e a interlocução direta do governador Reinaldo Azambuja, tem discutido com a bancada federal e a Assembleia Legislativa a captação de recursos federais e internacionais para investir em programas ambientais, como a recuperação da bacia do Rio Taquari.

“Todos cobram do Brasil medidas de proteção da Amazônia e do Pantanal, mas os recursos internacionais prometidos não chegam, como do fundo de adaptação de mudanças climáticas, acordados nos protocolos de Kioto e Paris. Dinheiro que poderia ser usado no combate aos incêndios florestais”, cobrou Senna.

Ele citou que Mato Grosso do Sul tem um estreito relacionamento com o Ministério do Meio Ambiente, inclusive em relação ao Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), que depende de recursos para ser implementado, e do comprometimento do Governo Federal para o plano de recuperação e proteção do Taquari, onde ocorre um dos maiores desastres ambientais do país.

Águas de Bonito

Senna também abordou, durante o seminário, sobre as medidas adotadas pelo Estado para o controle da qualidade das águas de Bonito, trazendo técnicos das academias para definir o termo de referência para um plano de manejo do solo que resolverá em definitivo o problema do turvamento, ocorrido pela não prática das curvas de nível e outros métodos de controle.

“Estamos articulando com o Ministério do Meio Ambiente o zoneamento econômico ecológico da região, que vai colocar uma lupa sobre Bonito e a Serra da Bodoquena, gerando um detalhamento do que está ocorrendo”, explicou, adiantando que o Estado também discute com os produtores locais a adesão às práticas sustentáveis, como o Soja Plus.

Ao finalizar sua fala, o secretário-adjunto da SEMAGRO destacou a parceria do Tribunal de Contas de MS na realização do evento, em conjunto com a SEMAGRO, para o fortalecimento da gestão das bacias hidrográficas dos rios Paraguai e Paraná. Presente ao seminário, dentre outras autoridades e técnicos, o diretor da Agência Nacional de Águas (ANA), Ricardo Andrade.

Monitoramento

O fortalecimento da parceria de Mato Grosso do Sul com a ANA, para alcançar as metas de gestão dos recursos hídricos, por meio dos programas Qualiágua e Progestão, também foi realçado durante no primeiro dia do seminário, pelo diretor-presidente do Instituto de Meio Ambiente de MS (Imasul), André Borges de Araújo.

Ele apontou que esse trabalho conjunto permite o monitoramento das 13 sub-bacias hidrográficas do Estado, onde é feita a coleta para análise da qualidade e medição da vazão de água em 181 pontos, dos quais 28 em tempo real, onde o Imasul conta também com o apoio do setor hidrelétrico.

“Esse acompanhamento em tempo real é feito pela Sala de Situação do Imasul, permitindo que alertas ou avisos sejam lançados antecipando-se em caso de eventos críticos, como uma enchente, onde órgãos como a Defesa Civil são acionados para atuarem no salvamento de pessoas”, destacou André Borges.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Geral
Em 20 de Outubro de 2022 às 16h38
Além do retrato do famoso bruxo de óculos redondos, serão lançadas outras três peças: o trem Hogwarts Express, o professor Albus Dumbledore e a escola de magia e bruxaria de Hogwarts.
VER TODAS EM GERAL
Notícias em destaque agora
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.