Bonito, Mato Grosso do Sul - 23 de Abril de 2024
Meio Ambiente

Escavadeira hidráulica segue para iniciar trabalhos de conservação de solo em fazenda em Bonito

A escavadeira hidráulica, entregue à Prefeitura de Bonito (MS) no início do ano, segue nesta quarta-feira (17) para a Fazenda América, propriedade rural localizada no município, para dar início aos trabalhos de conservação de solo e água.

Hoje Mais
Em 17 de Julho de 2019 às 09h23
Escavadeira hidráulica (Divulgação/ Secretaria de Meio Ambiente de Bonito)

Edmundo Dineli Costa Júnior, Secretário Municipal de Meio Ambiente de Bonito/MS, divulgou nota sobre o início das ações.

Veja abaixo:

"Face os episódios de chuvas intensas e turvamento dos nossos rios com intensidade acima do normal, uma série de ações foram tomadas desde a mobilização da sociedade civil, realização de audiências públicas e a publicação do decreto estadual n°15.197 de 21 de março de 2019, que disciplinou a obrigatoriedade da apresentação de projeto técnico de manejo e conservação de solo e água para qualquer movimentação de terras nas propriedades compreendidas nas bacias do Rio Formoso e do Rio da Prata.

Desde então, muito se construiu sobre como se abordar o problema e quais as melhores técnicas a serem adotadas, e para tal, através do governo do Estado, se contou com o apoio da equipe da INOVASOLOS, da ESALQ, a criação da câmara técnica prevista no decreto e a criação da comissão do COMDEMA de Bonito para acompanhamento das ações de conservação de solo e água tanto nas estradas quanto nas propriedades rurais.

O Sr. Luis de Brito, proprietário da Fazenda América, em conversa com seus arrendatários entendeu a necessidade e a urgência destes trabalhos de conservação de solo e água. Procurou as Secretarias de Turismo, Industria e Comércio e a Secretaria de Meio Ambiente de Bonito em busca de apoio para esta ação.  Vencidas as etapas burocráticas, revisão e apresentação do projeto técnico de manejo e conservação de solo e água, é com alegria que deslocamos o maquinário da Secretaria Municipal de Meio Ambiente para dar início aos trabalhos.

Começar as ações de conservação de solo e água, em uma das propriedades que compreende as nascentes do Rio Formoso, nosso mais emblemático rio Cênico, reforça não apenas a necessidades das ações, mas a vontade do produtor rural, com apoio do Município de Bonito em resolver o problema.

Esta ação é apenas o começo de uma jornada que ainda depende de recursos financeiros, maquinário adequado e em quantidade suficiente e esforço das partes envolvidas em apresentar os projetos de manejo e conservação de solo e água, para que nos intervalos entre safras, as ações possam ser desenvolvidas nas áreas prioritárias".

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Meio Ambiente
VER TODAS EM MEIO AMBIENTE
Notícias em destaque agora
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.