Bonito, Mato Grosso do Sul - 28 de Março de 2024
Geral

Estrangeiros podem se formalizar gratuitamente como MEI

Governo simplificou registro do imigrante como Microempreendedor Individual, agora, não é mais preciso apresentar a mesma documentação exigida dos brasileiros.

Com informações de Sebrae/MS
Em 29 de Outubro de 2019 às 14h44
(Divulgação/Sebrae)

Imigrantes que trabalham no Brasil como autônomos já podem se formalizar como MEI (Microempreendedor Individual) de forma mais simplificada e gratuita. O Portal do Empreendedor , site onde é feito o procedimento, implantou em outubro um novo processo de autenticação direcionado à formalização dos estrangeiros.

Na prática, o governo brasileiro reduziu as exigências de cadastro no portal para imigrantes. Segundo a analista técnica do Sebrae/MS, Renata Maia, antes da mudança, o estrangeiro precisava apresentar a declaração de imposto de renda. Agora, os interessados em se formalizarem como MEI precisam apenas informar o país de origem e o número de um documento específico para imigrantes.

“Com essa simplificação aprovada pelo governo, agora este processo não tem mais custo, tendo em vista que antes o estrangeiro tinha que pagar para fazer a declaração anual. Para os novos MEIs a se formalizarem, pode ser usada a carteira nacional de registro migratório, documento provisório de registro nacional migratório ou protocolo de solicitação de refúgio emitidos pela Polícia Federal”, explica a técnica.

Ao se formalizar, o empreendedor passa a ter cidadania empresarial, o que possibilita emitir nota fiscal, adquirir produtos e serviços financeiros para pessoa jurídica, além de vender para entes públicos. Outro benefício é o acesso aos direitos previdenciários, como aposentadoria, licença maternidade e auxílio doença.

Com base em dados divulgados no último dia 20 de outubro pelo Portal do Empreendedor, atualmente, 684 estrangeiros de 48 nacionalidades são formalizados como MEI em Mato Grosso do Sul. Já em todo o país, são 47.454 estrangeiros microempreendedores individuais de 169 nacionalidades.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Geral
Em 20 de Outubro de 2022 às 16h38
Além do retrato do famoso bruxo de óculos redondos, serão lançadas outras três peças: o trem Hogwarts Express, o professor Albus Dumbledore e a escola de magia e bruxaria de Hogwarts.
VER TODAS EM GERAL
Notícias em destaque agora
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.