Bonito, Mato Grosso do Sul - 29 de Março de 2024
Eventos

FCMS realiza o IX Simpósio de Educação Patrimonial e III Seminário de Patrimônio Cultural

O evento tem como objetivo refletir sobre o Reviva Campo Grande por meio de estudos de caso e capacitações.

Com informações do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul
Em 13 de Agosto de 2019 às 10h00
(Divulgação)

A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo de Campo Grande (SECTUR) realiza nos próximos dias 15 e 16 de agosto, o “IX Simpósio Estadual de Educação Patrimonial e III Seminário Municipal de Patrimônio Cultural”. O evento acontece na Faculdade INSTED, localizada na Rua 26 de agosto, nº 63, no centro da Capital.

Com o tema “Transformação urbana: impactos e desafios da requalificação urbana nos edifícios e seu entorno”, o evento tem o objetivo de promover uma reflexão acerca da obra de requalificação urbana que ocorre na região central, o Reviva Campo Grande. Na ocasião, arquitetos e urbanistas, profissionais da construção, gestores e cidadãos discutirão a maneira de se atuar em edificações existentes analisando estudos de caso, capacitando profissionais de diversas áreas para intervenções pontuais na questão da cultura regional, no âmbito da intermediação entre o uso racional do espaço e a valorização da cultura através da arquitetura edificada.

As inscrições podem ser feitas no link http://bit.ly/EventoPatrimônio . A iniciativa conta ainda com a parceria das seguintes instituições: UNIDERP, UNIGRAN, UEMS, FACSUL, INSTED, UFMS, UCDB, CAU/MS, IAB, ABAP, ABDEH, PMCG/SEMADUR, CONSELHO MUNICIPAL DO PATRIMONIO, PLANURB.

Acompanhe a programação:

1ª. Dia – 15/08 – Quinta-feira

8hs – Credenciamento e Coffee Break (100 pessoas)

9hs – Abertura Oficial

Fala das autoridades presentes:

Diretora Presidente da Fundação de MS: Mara Caseiro

Prefeito: Marcos Marcelo Trad

Secretaria de Cultura e Turismo de Campo Grande: Melissa Tamaciro

Diretora do INSTED: Neca Bumlai

Projeto Educa IPHAN: Maria Clara Scardini – Superintendente do IPHAN MS

Palestra: Programa Viva Campo Grande II – Revitalização da rua 14 de Julho –                       Palestrante Catiana Sabadin Famarrenho – Coordenadora Central de Projetos PMCG.

12hs – Intervalo para almoço

14hs – Palestra: “Transformação urbana: impactos e desafios da requalificação urbana nos edifícios e seu entorno” – Palestrante Arquiteto Nivaldo de Andrade – Presidente IAB Nacional

Mini Curriculum: Arquiteto e doutor em arquitetura pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia (FAUFBA), professor e membro dos Colegiados do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPG-AU) e do Mestrado Profissional em Conservação e Restauração de Monumentos e Núcleos Históricos (MP-CECRE) da UFBA. Também faz parte da diretoria atual do IAB-BA, onde foi Presidente no biênio 2012/2014.

2ª. Dia – 16/08 – Sexta-feira

9hs – Mesa Redonda: “Instrumentos de fiscalização e de aprovação de projetos no âmbito do patrimônio cultural edificado como medidas de Preservação” – Mediação Arquiteto Me João Santos.

IPHAN – Arquiteta Maria Clara Scardini

FUNDAÇÃO DE CULTURA DE MS – Caciano Lima – Gerente de Patrimônio Cultural

SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO – Arquiteta Joelma Arguelho

SEMADUR – Eduardo Costa

REVIVA CAMPO GRANDE – Arquiteta Neila

PRESIDENTE DO IAB – Arquiteto Nivaldo de Andrade

CORPO DE BOMBEIROS – Coronel Joilson

12hs – Intervalo para almoço

15hs – Visita Técnica na Rua 14 de julho (guiada pela equipe do projeto Reviva).

17hs – Encerramento do evento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Eventos
Em 17 de Outubro de 2022 às 15h47
Comunicado da banda diz que vocalista está lidando com 'hemorragia nas cordas vocais e um nódulo desde a última etapa da turnê' e um problema 'bastante sério' no joelho.
Em 05 de Setembro de 2022 às 15h21
VER TODAS EM EVENTOS
Notícias em destaque agora
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.