Bonito, Mato Grosso do Sul - 19 de Abril de 2024
Turismo

Grupo em prol aos rios de Bonito clama por soluções

A chuva que atingiu o destino de ecoturismo brasileiro, Bonito (MS), no último domingo (21), alagou ruas e avenidas do centro da cidade.

Hoje Mais
Em 22 de Abril de 2019 às 15h08
(Divulgação/ Grupo Unidos Conservamos)
Turistas tiveram que aguardar o nível da água baixar em dois córregos que transbordaram, bloqueando a passagem de veículos de passeios por pontes na região de dois dos principais balneários do município. O Grupo Unidos Conservamos, criado para trabalhar a preservação ambiental de Bonito e região, divulgou nota sobre a situação. Leia abaixo: "Temos falado dos problemas ambientais existentes em Bonito. Eles são muitos e, conforme sempre frisamos, não se concentram somente na zona rural. Quando chove, não há paz nem no campo nem na cidade. Na tarde de hoje, domingo de Páscoa, dia 21 de abril de 2019, uma forte chuva caiu na área urbana. Consta que foram aproximadamente 115 milímetros em 1 hora e 50 minutos, suficientes para invadir imóveis; detonar ruas, que mais se parecem rios; transbordar córregos urbanos, carregando pra dentro deles todos os tipos de objetos: lixo, móveis, eletrodomésticos; interditar pontes e atolar veículos de moradores e turistas, que movimentaram a cidade neste feriado. O grupo Unidos Conservamos recebeu diversos relatos, fotografias e vídeos estarrecedores, expondo a fragilidade da situação urbana de Bonito, ressaltando a gravidade deste problema, que precisa ser encarado com urgência. O Poder Público precisa se movimentar, pois é dele a atribuição de realizar um replanejamento, algo duradouro, de longo prazo. Sabemos que a questão é antiga, mas de nada adianta apontar o dedo e responsabilizar administrações anteriores sem, por seu turno, tomar alguma providência efetiva. Infelizmente, é algo que demanda tempo e investimento pesado e é provável que o atual gestor, mesmo se começar a agir imediatamente, não colha os louros em 2020. No entanto, na situação em que nos encontramos, é certo que enfrentar de frente a realidade, com propostas e ações, é um dos mais importantes legados que esta gestão pode deixar. Temos inúmeros profissionais capacitados dentro da Administração Pública do Município, em órgãos estaduais e federais com escritório na localidade (Agraer, Imasul, ICMBio), e diversos técnicos com expertise e disposição para trabalhar. Estamos prontos a somar também enquanto população. Desejamos algo e estamos mobilizados nesse sentido. Os olhos do Brasil estão voltados para Bonito. O timing é agora, inclusive para obter apoio político e recursos públicos nesse sentido. Conclamamos a população e o Poder Público de Bonito para se unirem nessa causa, refletir sobre a questão e fazer cada qual a sua parte, somando esforços no intuito de apresentar propostas efetivas e solucionar os problemas verificados. As recentes manifestações já têm evidenciado o engajamento da população na causa.  Não queremos apenas apontar culpados. Muito mais que eleger vilões e mocinhos, interessa proteger Bonito e toda a Serra da Bodoquena. Bonito pede socorro. E não tem mais como adiar". Marla Diniz Brandão Dias (advogada) e Francisco Azevedo (guia de turismo) – do Grupo Unidos Conservamos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Turismo
VER TODAS EM TURISMO
Notícias em destaque agora
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.