Bonito, Mato Grosso do Sul - 26 de Abril de 2024
Meio Ambiente

Ninhos artificiais são instalados em passeio de cachoeiras em Bonito

O objetivo é que os ninhos sejam utilizados como abrigo tanto para as araras azuis, bem como de outras espécies como a arara-vermelha e a arara-canindé.

Carla Layane
Em 25 de Setembro de 2019 às 16h23
(Divulgação/ Grupo Rio da Prata)

Começou nesta quarta-feira (25) a parceria entre o Instituto Arara Azul e a Estância Mimosa Ecoturismo, atrativo de trilha e cachoeiras em Bonito (MS). Foram instalados, a princípio, 4 ninhos artificiais na área e às margens da Reserva Particular do Patrimônio Natural - RPPN - e da fazenda. 

O objetivo é que os ninhos sejam utilizados como abrigo tanto para as araras azuis, bem como de outras espécies como a arara-vermelha e a arara-canindé. Thyago Sabino, gerente da Estância Mimosa celebra a  parceria. "Hoje é um dia muito especial para a Estância Mimosa e esperamos que a fazenda possa ser um belo abrigo para as aves", diz. Estão previstas visitas de monitoramento e a instalação de mais seis ninhos no atrativo.

Além da Estância Mimosa, o Recanto Ecológico Rio da Prata e Lagoa Misteriosa, integrantes do Grupo Rio da Prata localizados em Jardim (MS), mantém a parceria com o projeto Arara Azul, desde fevereiro de 2012 quando foram instalados os primeiros ninhos artificiais nas dependências das fazendas.

Sobre o Projeto Arara Azul

O Projeto Arara Azul é um projeto que estuda a biologia e relações ecológicas da arara-azul-grande, realiza o manejo e promove a conservação da arara azul em seu ambiente natural, além de estudar a biologia reprodutiva das araras vermelhas, tucanos, gaviões, corujas, pato-do-mato e outras espécies que co-habitam com a arara azul no Pantanal.

O Projeto compreende o acompanhamento das araras na natureza, o monitoramento de ninhos naturais e artificiais numa área de mais de 400 mil hectares além do trabalho, em conjunto com proprietários locais, de conservação da espécie.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Meio Ambiente
VER TODAS EM MEIO AMBIENTE
Notícias em destaque agora
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.