Bonito, Mato Grosso do Sul - 16 de Abril de 2024
Turismo

Parceria entre Grupo Rio da Prata e CRAS reintegra animais à natureza

Os atrativos do Grupo Rio da Prata, Recanto Ecológico Rio da Prata, em Jardim (MS), e a Estância Mimosa, em Bonito, são parceiros de longa data do Centro de Reabilitação de Animais Silvestres - CRAS - de Mato Grosso do Sul.

Carla Layane
Em 11 de Março de 2019 às 14h22
(Divulgação/ Grupo Rio da Prata)
O local é um dos primeiros Centros de Triagem de Animais Silvestres criado no Brasil, para receber animais para serem reintegrados à natureza, onde são alimentados e passam por tratamento até a soltura. A maioria dos animais que chegam ao CRAS são devolvidos à natureza ou encaminhados para projetos de conservação, após um período de cuidados especiais com a equipe do centro, composta por biólogos, veterinários, zootecnistas e tratadores. Eles cuidam dos animais que chegam debilitados, vítimas de maus-tratos, alimentação inadequada, ferimentos ou mutilações. A Reserva Particular do Patrimônio Natural - RPPN - Cabeceira do Prata, onde ocorre o passeio de trilha e flutuação do Recanto Ecológico Rio da Prata, é credenciada para receber a soltura proveniente do CRAS desde 1996. Durante esse período, muitas espécies foram soltas no local. Entre eles: anta; tamanduá-bandeira; jacaré-do-papo-amarelo; jabuti; tucano; maritaca; veado-campeiro; gavião carijó e capivara. Em 2014, o CRAS realizou pela primeira vez na região a soltura de um lobo-guará, feito de extrema importância pois mostra que o ambiente da RPPN Cabeceira do Prata se encontra em perfeitas condições para receber animais deste porte. Já a Estância Mimosa Ecoturismo está apta a receber os animais silvestres provenientes do CRAS desde 2009. O atrativo já recebeu tamanduá-mirim; anta; papagaio-verdadeiro; onça-parda; arara-canindé; entre outros. "É muito gratificante contribuir com a reintrodução dos animais na natureza. A parceria com o CRAS é muito importante para nós", diz Teódison Gonçalves, gerente do Recanto Ecológico Rio da Prata. Vale ressaltar que a maioria dos animais antes de saírem do CRAS são marcados de acordo com suas características físicas (anilhas, tatuagem, picote na orelha, brincos e furos na carapaça), para que seja possível o seu monitoramento, já que periodicamente, a equipe realiza vistorias nos locais, visando coletar informações e acompanhar a adaptação dos animais soltos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Turismo
VER TODAS EM TURISMO
Notícias em destaque agora
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.