Bonito, Mato Grosso do Sul - 20 de Abril de 2024
Agronegócio

Presidente da Abraleite discute com Embrapa demandas a partir da Lei do Selo Arte

Mais de 177 mil produtores de queijo poderão ser beneficiados com a Lei do Selo Arte, com possibilidade de triplicar a produção.

Com informações Embrapa
Em 26 de Julho de 2019 às 08h26
O presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Leite (Abraleite), Geraldo Borges, reuniu-se na última quarta-feira (24) com o presidente da Embrapa, Celso Moretti, para discutir demandas e novas oportunidades abertas para a cadeia leiteira nacional com a aprovação da Lei do Selo Arte. A Lei altera uma antiga legislação sobre produtos de origem animal, de 1950, que proibia a venda de alimentos artesanais entre Estados ou municípios. Mais de 177 mil produtores de queijo poderão ser beneficiados com a mudança, com possibilidade de triplicar a produção. Borges lembrou que o setor leiteiro precisa enfrentar no momento três grandes desafios, para os quais necessita do suporte da pesquisa agropecuária: sanidade do rebanho bovino leiteiro ("brucelose e tuberculose bovina ainda estão presentes em quase todo o território nacional"), qualidade do leite e dos queijos nacionais e acesso maior a informações técnicas e científicas. "A Embrapa Gado de Leite continua gerando e transferindo bastante conhecimento para a cadeia produtiva, mas falta fazer esse conhecimento chegar à maioria dos pequenos produtores leiteiros", afirmou. Moretti lembrou que além da Embrapa Gado de Leite, outros 15 centros de pesquisa da Embrapa também geram soluções tecnológicas para o setor de leite no Brasil e lembrou dos portfólios priorizados na programação do Sistema Embrapa de Gestão que trabalham com o tema. Citou ainda que a Embrapa Alimentos e Territórios, criada no ano passado, será também grande parceira do setor, porque vai coordenar ações em rede voltadas para ajudar na Denominação de Origem, Identificação de Procedência e Certificação de Origem de produtos brasileiros. Ao final do encontro, o presidente da Abraleite deixou claro que a entidade vai se comprometer a obter recursos para novos projetos de pesquisa e transferência de tecnologia da Embrapa voltados para a cadeia leiteira, por meio de emendas de parlamentares ligados ao negócio do leite. 
Últimas notícias em Agronegócio
Em 21 de Outubro de 2021 às 08h10
No terceiro trimestre do ano, Mato Grosso do Sul exportou o equivalente a US$ 1,814 milhão.
VER TODAS EM AGRONEGÓCIO
Notícias em destaque agora
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.