Bonito Notícias - Notícias de Bonito MS e Região
Bonito - Mato Grosso do Sul - 17 de Setembro de 2019
28/08/2019 - 15:32
Primeiros vegetais rastreados serão expostos em feira de Campo Grande
Os produtores estão se adaptando à nova legislação com apoio do Sindicato Rural de Campo Grande.
Divulgação/Agro Agência
Ampliar
O sistema de rastreamento serve para auxiliar o monitoramento e o controle de resíduos de agrotóxicos na cadeia produtiva de vegetais frescos destinados à alimentação.
Divulgação/Agro Agência
Ampliar
Os irmãos Chiquitos foram os primeiros a rastrear seus produtos.

A rastreabilidade vegetal entrou em vigor e já é obrigatória para quem produz vegetais frescos. Os primeiros a se regularizarem vão apresentar seus produtos rastreados durante a Feira de Negócios Agropecuários de Campo Grande (Fenagrande), que acontece de 30 de agosto a 1 de setembro nos altos da avenida Afonso Pena.

A regulamentação é realizada por meio da Instrução Normativa nº 2 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), que estabeleceu o sistema de rastreamento para auxiliar o monitoramento e o controle de resíduos de agrotóxicos na cadeia produtiva de vegetais frescos destinados à alimentação humana.

Os irmãos Chiquitos, produtores de hortaliças, foram os primeiros a rastrear seus produtos. Eles contaram com o apoio técnico do Sindicato Rural de Campo Grande, Rochedo e Corguinho (SRCG), que fez a ponte entre o produtor, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MS) e a Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), além de orientação em todas as etapas do processo.

O gerente de Desenvolvimento Agrário e Abastecimento, Araquem Ibrahim, explica que a instrução normativa já está em vigor, mas há um calendário dividido em grupos de produtos para a rastreabilidade, que vai até 2021. Quem não aderir estará sujeito a penalidades, que vão de multa até a suspensão da venda.

Durante a Fenagrande, os irmãos Chiquitos vão apresentar a mini moranga e tomate grape rastreados, com informações sobre endereço, variedade, lote, data e outras informações que poderão ser acessadas em um QR Code. O presidente do SRCG, Alessandro Coelho, destaca que o sistema foi criado para auxiliar o monitoramento e o controle de resíduos de defensivos na cadeia produtiva e que pode abrir caminho para novos mercados, além da segurança alimentar para os consumidores.



Com informações de Agro Agência
Gostou? Compartilhe!
COMENTE ESTA NOTÍCIA
CURTIU O BONITO NOTÍCIAS?
MAIS NOTÍCIAS
28 de Agosto de 2019
17:31
17:24
17:18
14:00
13:52
Publicidade
Publicidade
ACOMPANHE O BONITO NOTÍCIAS NO FACEBOOK

BONITO NOTÍCIAS
POLÍTICA DE CONTEÚDO

O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior.

Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação.

Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados.

Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.

Bonito Notícias - Todos os direitos reservados 2019.