Bonito, Mato Grosso do Sul - 19 de Abril de 2024
Geral

Projeto Onçafari inicia trabalho para reintrodução de exemplar em habitat natural

A onça macho que havia sido resgatada na região do Pantanal de Corumbá em condições precárias de saúde há seis meses, foi recuperada pela equipe de profissionais do Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS) de Campo Grande e levada para Miranda.

Informações Semagro
Em 04 de Fevereiro de 2019 às 07h51
Segundo o médico veterinário e cirurgião Lucas Cazati, o animal que passou por tratamento intensivo na unidade e ganhou 39 quilos. O Cras é um órgão ligado ao Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), vinculado a Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro). Pronto para ser devolvido à natureza, o animal foi preparado com muita cautela pelas equipes do CRAS e UFMS. O transporte foi feito em uma van, após o animal receber duas doses de tranquilizantes. A sedação foi reforçada também para que houvesse tempo para a realização de exames no hospital da Universidade, antes da viagem para Miranda.  Com os exames concluídos, já passava de uma hora da manhã de quarta-feira (30.01) quando ‘Jatobá’ – apelido dado ao animal por conta do local onde foi capturado – foi recebido pela equipe da bióloga Lilian Elaine, coordenadora geral do Onçafari, Projeto de conservação que promove ecoturismo no Pantanal ao mesmo tempo em que habitua onças pintadas com os veículos. O projeto é desenvolvido no Refúgio Ecológico Caiman, uma fazenda de 53 mil hectares do município de Miranda, no Pantanal Sul-mato-grossense. No espaço, que é todo cercado por grades eletrificadas com cinco metros de altura, a onça deve permanecer até sua adaptação alimentar, que começa, segundo explicou Lilian – pós-graduada em manejo de fauna silvestre – com a oferta de animais mortos e gradativamente com animais vivos, começando por pequenas e passando ao final para oferta de grandes presas vivas.
Últimas notícias em Geral
Em 20 de Outubro de 2022 às 16h38
Além do retrato do famoso bruxo de óculos redondos, serão lançadas outras três peças: o trem Hogwarts Express, o professor Albus Dumbledore e a escola de magia e bruxaria de Hogwarts.
VER TODAS EM GERAL
Notícias em destaque agora
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.