Bonito Notícias - Notícias de Bonito MS e Região
Bonito - Mato Grosso do Sul - 19 de Novembro de 2019
01/06/2019 - 10:05
Questão ambiental da Serra da Bodoquena conta com apoio de deputado federal
Na última segunda-feira (28), o deputado federal Vander Loubet e sua assessoria parlamentar estiveram na sede da Agência Estadual de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) e na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul para agendas relacionadas ao Parque Nacional da Serra da Bodoquena, que engloba os municípios de Bodoquena, Bonito, Jardim e Porto Murtinho.
Divulgação/ Assessoria de Imprensa
Ampliar
As reuniões fazem parte dos desdobramentos da agenda temática que o mandato de Vander realizou no município de Bodoquena nos dias 26 e 27 de abril, na qual foram debatidas com o poder público, a sociedade civil e a população questões ligadas ao meio ambiente, turismo, agricultura familiar, cultura e questões indígenas.

Na Agraer, a assessoria do deputado se reuniu com o diretor-presidente André Borges para tratar de uma experiência com pequenos agricultores envolvendo fosfato (fertilizante indispensável para o cultivo) de uma jazida de Bodoquena e dos problemas registrados no Assentamento Serra Alegre, que tem sofrido com a formação de dolinas (fenômeno que causa sérios afundamentos no solo).

Como consequência da agenda temática do mandato no final de abril, uma equipe multidisciplinar formada por técnicos da Agraer, da Agência Estadual de Empreendimentos (Agesul) e pela pesquisadora e professora Lívia Medeiros Cordeiro (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS) esteve no assentamento no dia 21 de maio para analisar a situação.

Borges informou aos assessores parlamentares que a equipe multidisciplinar deve elaborar uma proposta sobre as dolinas e encaminhá-la ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), órgão responsável pelo assentamento. 

Participaram da reunião os assessores parlamentares Eduardo Ovelar Pereira e Walber Noleto; o colaborador do mandato Humberto de Mello Pereira; e os servidores Vera Lúcia Golze (coordenadora regional da Agraer em Anastácio), Ayrton Garcez (coordenador local da Agraer em Bodoquena), Vitor Correa (coordenador de pesquisa do Centro de Pesquisa e Capacitação da Agraer - Cepaer), Ana Cristina Amália (gerente de pesquisa do Cepaer) e Sandro Cardoso (pesquisador da Agraer).

Conciliação - Na Assembleia Legislativa, o deputado Vander e sua equipe se reuniram com o presidente da Casa, o deputado estadual Paulo Corrêa, com a pesquisadora e professora Lívia Medeiros Cordeiro (vice-presidente da Sociedade Brasileira de Espeleologia) e com Sandro Roberto da Silva Pereira (membro titular do Conselho Municipal de Meio Ambiente de Bonito - Comdema). Na pauta esteve a a situação dos rios subterrâneos da Serra de Bodoquena.

Durante a agenda, foi solicitado ao Legislativo Estadual a proposição de um projeto de lei para estabelecer na região da Serra da Bodoquena um Zoneamento Ecológico Econômico (ZEE).

"Precisamos regulamentar as atividades que são desenvolvidas na região do Parque Nacional da Serra da Bodoquena. Nosso objetivo não é inviabilizar nenhuma atividade, nem mesmo a agropecuária. Mas é preciso conciliar a exploração dessas terras, garantir a sustentabilidade, pois há áreas que precisam ser preservadas e conservadas, até para não inviabilizar a atividade turística, que é a maior geradora de empregos da região", defendeu o deputado Vander Loubet.

"Entendo que é um bioma diferenciado do resto do mundo inteiro", afirmou Paulo Corrêa, em referência à Serra da Bodoquena, especificamente, à riqueza natural subterrânea da região. 

Para Lívia, que tem Doutorado pela Universidade de São Paulo (USP) em Zoologia e é especialista em Espeleobiologia (ramo da Biologia que estuda a fauna em ambientes subterrâneos), a ZEE é uma alternativa acertada para a região. "Com isso, vamos poder delimitar as áreas mais frágeis da Serra de Bodoquena, selecionar atividades e locais onde as práticas são adequadas e orientar melhor os proprietários da região", enumerou. "O caminho é esse para a gente poder conviver com as peculiaridades da Serra da Bodoquena e com atividades econômicas, realizadas de modo sustentável", avaliou.

O deputado Vander Loubet tem procurado articular as esferas do poder público com a sociedade em buscas de soluções para os mais variados problemas. Questões como a preservação das cavernas e águas subterrâneas da Serra da Bodoquena ganharam destaque na pauta de Mato Grosso do Sul. "Já falei disso em diversos lugares. Esta é a primeira vez que sinto que estou sendo, realmente, ouvida", finalizou Lívia.
Com informações assessoria de imprensa
Gostou? Compartilhe!
COMENTE ESTA NOTÍCIA
CURTIU O BONITO NOTÍCIAS?
MAIS NOTÍCIAS
Publicidade
Publicidade
ACOMPANHE O BONITO NOTÍCIAS NO FACEBOOK

BONITO NOTÍCIAS
POLÍTICA DE CONTEÚDO

O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior.

Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação.

Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados.

Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.

Bonito Notícias - Todos os direitos reservados 2019.