Bonito Notícias - Notícias de Bonito MS e Região
Bonito - Mato Grosso do Sul - 13 de Novembro de 2019
07/11/2012 - 11:02
REPAMS promove encontro entre proprietários rurais e lança livro fotográfico sobre RPPNs do MS
Entre os dias 10 a 12 de novembro a Associação de Proprietários de RPPN do Mato Grosso do Sul (REPAMS) com apoio do Projeto BRPPN - Gerando Serviços Ambientais, uma iniciativa patrocinada pela Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental, promovem o 3º Encontro de proprietários de RPPNs de MS & o lançamento do livro: "Diamantes Verdes" em Campo Grande (MS).
Divulgação
Ampliar
Repams

Os dois eventos reunirão proprietários rurais e proprietários de Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs), além de representantes de organizações governamentais e não governamentais e demais públicos que trabalham incentivando a criação e implementação de RPPNs.

Para Elessandra de Rezende Garcia, proprietária rural e presidente da REPAMS, "durante o encontro nossa meta é difundir informações sobre legislação ambiental, projetos de incentivo e apoio, estudos de caso e alternativas de sustentabilidade para as reservas naturais, além de apresentar exemplos práticos que possam ajudar a viabilizar a importante aliança entre produção e conservação da biodiversidade na propriedade, rural como um todo”, afirma.

Além da programação que inclui apresentações e debates, no dia 11 (domingo), haverá um dia de campo na Fazenda Araçatuba que abriga a RPPN Gavião de Penacho, localizada na Bacia do Alto Paraguai (BAP) em Corguinho, MS.

Cyntia Cavalcante Santos, bióloga da REPAMS e técnica que acompanhou todo processo da criação e gestão da reserva, explica que desde 2006 a família Rezende, proprietários da fazenda e da RPPN têm se dedicado a proteger a margem do penhasco onde existe uma vegetação nativa e peculiar, e que abriga várias espécies da flora e fauna local.

"Desde 2006, ano em que a reserva foi criada, a família Rezende não parou de se envolver em editais de apoio para melhorias na área da propriedade e incremento da RPPN, sendo que a propriedade foi contemplada com ações de recuperação de áreas degradadas e, a partir desta meta, e com contrapartidas significativas dos proprietários, foi construído um viveiro de mudas nativas. O 3º Encontro será uma ocasião importante para que o público presente possa conhecer de perto como funciona o trabalho", acrescenta a bióloga.

Livro Diamantes Verdes

No dia 12 de novembro (segunda-feira) haverá um coquetel de lançamento do livro "Diamantes Verdes", uma obra resultante do Projeto BRPPN - Gerando Serviços Ambientais, uma iniciativa patrocinada pela Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental, em Mato Grosso do Sul.  Tal publicação trará informações básicas sobre as RPPNs do MS, que são associadas a REPAMS, contando ainda a história das RPPNs no Brasil, a trajetória da REPAMS e o patrocínio da do Programa Petrobras Ambiental que viabilizou o Projeto BRPPN, bem como os  resultados obtidos pelo projeto.

Segundo Mariza Silva, coordenadora do projeto BRPPN - Gerando Serviços Ambientais, o objetivo da publicação é documentar uma iniciativa pioneira de conservação no estado, no que tange a uma associação ativa de proprietários rurais conservacionistas, e no que diz respeito a um projeto que dimensiona estoques de carbono e estuda a valoração de serviços ambientais em reservas privadas:

Essa publicação é uma iniciativa inovadora, a primeira do estado de MS, que congrega informações sobre reservas particulares, seu potencial de conservação e produção de maneira harmônica", acrescenta a coordenadora.

Essas duas ações em conjunto visam dar continuidade ao trabalho da REPAMS, fortalecendo a categoria de unidades de conservação privadas na busca pela qualidade ambiental destas áreas, por meio de estratégias para construção de sua sustentabilidade.

Serviço

Evento 1
3º Encontro de Proprietários de Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN) do Mato Grosso do Sul
Data: 10,11 e 12 de novembro de 2012
Horário: 8h às 18h
Onde acontecerá: Buriti Suíte hotel na Rua Antônio Maria Coelho, 1117 – Centro – Campo Grande (MS).

Evento 2
Lançamento do Livro "Diamantes Verdes"
Data: 12 de novembro
Horário: 19h
Onde acontecerá: Armazém Cultural (antiga Estação Ferroviária), Avenida Calógeras, 3.110 – Centro

Evento 3
Exposição Diamantes Verdes – Uma viagem preciosa pelo mundo das reservas naturais.
Local: Shopping Campo Grande – Avenida Afonso Pena – Centro
Data: 13 a 19 de novembro
Horário: 10h às 22h

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 3026-1728.
Informações REPAMS
Gostou? Compartilhe!
COMENTE ESTA NOTÍCIA
CURTIU O BONITO NOTÍCIAS?
MAIS NOTÍCIAS