Bonito, Mato Grosso do Sul - 18 de Abril de 2024
Eventos

Seminário de Turismo Isto é Mato Grosso do Sul divulga programação

Durante o Seminário, acontece a entrega do “Prêmio Isto é Mato Grosso do Sul”, com apresentação de Gabriel Sater e show do Chalana de Prata.

Ketlen da Silva
Em 14 de Novembro de 2019 às 13h26
(Divulgação)

De 19 a 21 de novembro, a Fundação de Turismo de MS realiza o Seminário Isto é Mato Grosso do Sul - edição 2019. Serão três dias de exposições, mostras, palestras e painéis focados na evolução do turismo do Estado, do Brasil e do mundo digital. O evento é gratuito e tem o apoio do Sebrae/MS, Fundação de Cultura do MS, Fundesporte e acontece no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande. A inscrição para o evento pode ser feita clicando aqui .

Programação

19 de novembro

Auditório Germano Barros de Souza

08:30 - credenciamento

09:00 - Reunião aberta “Inovação na Gestão Pública no Turismo”: políticas e estratégias de desenvolvimento para o turismo de MS, programas, Plano Estadual de Turismo, IGRs e Observatórios de Turismo. Malha aérea regional, estrutura e demanda.

10:30 - Palestra “Birdwatching”- a economia do birdwatching: uma análise dos hábitos e práticas dos observadores de aves no Brasil e seus impactos para o turismo e conservação. Palestrante: Guto Carvalho - criador e organizador do Encontro Brasileiro de Observação de Aves (AvistarBrasil).

Painel: Guto Carvalho, Edson Moroni e Ney Gonçalves, com apresentação dos cases de sucesso Buraco das Araras, Pousada Aguapé e Operadora Impacto.

12:00 - Almoço livre

14:00 - Palestra “Turismo de Aventura para o MS, Uma Nova Experiência” - Caminhar para conservar, com geração de renda. Palestrante: Luiz Aragão - Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso, Associação Trilha Transmantiqueira (ATT), Conselho Consultivo da Trilha Transespinhaço (MG).

Painel: Luiz Aragão, Cel. Niedson, Mara Caseiro e Carlos Porto, sobre demarcação do itinerário do episódio histórico denominado “Retirada da Laguna”, entrega da solicitação de abertura do Processo de Registro do Itinerário da Retirada da Laguna como Bem Imaterial de MS e apresentação de projeto turístico, esportivo e cultural.

16:00 - Palestra “Economia Criativa” - Inovação e Sustentabilidade no Turismo: conceitos, características, spin offs, economia criativa, casos práticos. Palestrante: Décio Coutinho - Mestre em Gestão do Patrimônio Cultural e gestor em Cultura e Economia Criativa.

17:00 - Reunião aberta: Proposta cultural “Chama da Paz da Retirada da Laguna”

Mediador: Moacir Lacerda

Auditório Manoel de Barros

19:00 - Abertura Oficial: “Seminário Isto É Mato Grosso Do Sul - Inovação, Tendências e Oportunidades”

19:30 - Prêmio “Isto É Mato Grosso Do Sul”

Apresentação: Gabriel Sater - Entrega do “Prêmio Isto é Mato Grosso do Sul” aos destaques do turismo de MS. Serão premiados profissionais que tenham atuado de maneira criativa, inovadora e proativa para o desenvolvimento do turismo do Estado de Mato Grosso do Sul. São três finalistas em cada uma das oito categorias. O vencedor receberá um troféu que representa o Pantanal, Bonito-Serra da Bodoquena e Cerrado, confeccionado pelo artista plástico Mauro Yanaze:

CATEGORIA ACADEMIA (professores, pesquisadores, cientistas)
Daniela Sottili Garcia • Erick Pusch Wilke • Polliana Thomé

CATEGORIA AGÊNCIAS E OPERADORAS
Carlos Iracy Coelho Neto • Joice Carla Santana Marques • Ney Gonçalves

CATEGORIA ATRATIVOS TURÍSTICOS
Bruno Leite Miranda • Eduardo Folley Coelho • Modesto Sampaio

CATEGORIA BARES, RESTAURANTES E SIMILARES
Jean Pierri P.B. Ogliari • João Rosa Vizcaino • Rodrigo Hata

CATEGORIA GOVERNO
Nilde Clara de Souza Benites Brun • Rejane Sinaila D. Morinigo • Waldeli dos Santos Rosa

CATEGORIA HOTELARIA
Marcelo Mesquita • Maria Marju Azambuja Venturini • Roberto Klabin

CATEGORIA IMPRENSA E MÍDIAS SOCIAIS
Breno Teixeira • Mariana Barros de Oliveira • Silvio Andrade

CATEGORIA ORGANIZAÇÕES NÃO GOVERNAMENTAIS
Alvira Appel S. de Melo • Edison Ferreira de Araujo • Simone Mamede

21:00 - Show Especial: Chalana de Prata. O grupo é formado por artistas considerados ícones da música sul-mato-grossense: Paulo Simões Guilherme Rondon, Celito Espíndola e Dino Rocha.

20 de novembro

Auditório Germano Barros de Souza

09:00 - Palestra “Pesca Esportiva e Boas Práticas” - Impactos Socioambientais da Pesca Amadora e Esportiva. Palestrante: Lawrence Ikeda – Biólogo, foi aluno da primeira turma do primeiro curso de Biologia Marinha do Brasil. É apresentador do programa Biopesca, da FishTV.

Painel: Lawrence Ikeda, Joice Tur, Carlos Araújo e Julivan Trindade. Debate sobre o novo posicionamento estadual com o pesque e solte, com apresentação dos cases Pousada Asa Branca – São Miguel do Araguaia – GO, Pousada Rio Manso-MT, Joice Tur – Corumbá-MS.

11:00 - Palestra “Turismo LGBT” - O crescimento e as oportunidades do Turismo LGBT no Brasil e no mundo. Palestrante: Alex Bernardes - diretor comercial da revista ViaG, única revista de Turismo LGBT do Brasil, idealizador e diretor geral do Fórum de Turismo LGBT do Brasil.

12:00 - Almoço livre

14:00 - Palestra “Tecnologias e Comunicação no Turismo” - Produção de vídeo para negócios turísticos: como bons vídeos podem contribuir na promoção de destinos turísticos. Palestrante: Camilo Coutinho - Estrategista digital com mais de 10 anos de experiência no mercado de internet e vídeos online. É criador do Upload Day, o único evento de estratégias de vídeos da América Latina, com foco em criação de conteúdo em vídeo.

Painel: Camilo Coutinho, Thiago Akira e Karla Cavalcanti debatendo sobre uma imersão no mundo da produção audiovisual para internet e as principais tendências e técnicas para aplicar nas estratégias de Marketing Digital do seu negócio turístico. Uma visão estratégica da produção de conteúdo em vídeo como ferramenta de vendas e de relacionamento com turistas potenciais pela internet.

15:30 - Palestra Show “Experiências de Turismo Criativo” - Modelos e histórias sobre turismo de base comunitária que deram certo e transformaram a realidade local. Palestrante: Luciana Balbino – Consultora de turismo de base comunitária, empreendedorismo, turismo de experiência, turismo rural com foco na produção associada, economia criativa, desenvolvimento regional, educação empreendedora, educação do campo, e de associativismo. Suas atividades coordenando grupos de artesanato na comunidade da Chã de Jardim (Paraíba) fez o Restaurante Rural Vó Maria, o Camping e Hotel de Barracas Jardim Rural Encantado tornaram-se importante caso de sucesso do turismo e do empreendedorismo brasileiro, premiados como melhores do turismo da Paraíba, ABRAJET 2015, BRAZTOA de sustentabilidade 2015, referência nacional em Gastronomia 2016.

17:00 - Show e Coquetel de Encerramento, com transmissão ao vivo do programa A Hora do Chamamé.

21 de novembro

Auditório Tertuliano Amarilha

08:00 - Oficina Rede Brasileira de Trilhas De Longo Curso - sinalização das trilhas de longo curso e modelos de operação da atividade no turismo. Mediador: Luiz Aragão - Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso, Associação Trilha Transmantiqueira (ATT), Conselho Consultivo da Trilha Transespinhaço (MG).

12:00 - Almoço livre

14:00 - Oficina Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso - sinalização das trilhas de longo curso e modelos de operação da atividade no turismo. Mediador: Luiz Aragão - Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso, Associação Trilha Transmantiqueira (ATT), Conselho Consultivo da Trilha Transespinhaço (MG).

17:00 - Encerramento

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Eventos
Em 17 de Outubro de 2022 às 15h47
Comunicado da banda diz que vocalista está lidando com 'hemorragia nas cordas vocais e um nódulo desde a última etapa da turnê' e um problema 'bastante sério' no joelho.
Em 05 de Setembro de 2022 às 15h21
VER TODAS EM EVENTOS
Notícias em destaque agora
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.