Bonito, Mato Grosso do Sul - 23 de Abril de 2024
Eventos

Zezé di Camargo e Luciano abrem o Festival América do Sul Pantanal 2019

O evento será lançado nesta quarta-feira (16), em Campo Grande, com a presença de Zezé.

Com informações de Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul
Em 15 de Outubro de 2019 às 10h35
(Divulgação/FCMS)

O Festival América do Sul Pantanal (FASP) une pela arte, gastronomia e inclusão, pessoas de idiomas e costumes diferentes, mas com muito a compartilhar em quatro dias de intensa troca cultural. O evento acontece entre 14 e 17 de novembro, no município de Corumbá. E o lançamento da festa organizada pela Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) acontece nesta quarta-feira (16), em Campo Grande, no auditório da Governadoria.

O evento de lançamento contará com a participação do cantor Zezé Di Camargo, cujo show com o irmão Luciano abre o 15º Festival América do Sul Pantanal. Na ocasião também serão divulgadas as demais atrações musicais que se apresentarão no Palco Integração. Já os artistas sul-mato-grossenses que participarão desta grande festa nas mais variadas propostas (artes cênicas, dança, música, cinema, artesanato e economia criativa) já foram selecionados.

Com programação intensa e totalmente aberta ao público, o evento contará com apresentações musicais em três palcos especiais: Integração, onde ocorrem os maiores espetáculos, no Moinho Cultural, com um som mais "intimista", e em Ladário, cidade vizinha que também participa do evento. Artistas nacionais, músicos do Estado e de outros países sul-americanos se integram em uma programação plural, para todos os gostos. 

Palcos também não faltarão para as apresentações de grupos teatrais, circenses e de dança sul-mato-grossenses, que terão a companhia de coletivos do Peru, Argentina, Bolívia e Uruguai. Peças que desvendam alegrias e fraquezas, encantamento que o só o teatro é capaz de causar; coreografias impactantes, que unem energia e suavidade, a alegria e magia contagiantes do circo. Tudo aberto ao público, em palcos na Praça da Independência, no espaço Caixa Cênica e na Tenda Rio Paraguai, no Porto Geral.

Os já tradicionais pavilhões das Artes Visuais e da Economia Criativa revelam muito sobre a cultura sul-mato-grossense e, claro, também abrem espaço para as inspirações e a criatividade de artistas e empreendedores de diferentes perfis. O evento é conhecido por dar oportunidade para conhecer obras selecionadas por edital pelo Museu de Arte Contemporânea da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul com suas múltiplas cores, formas e propostas, e de conhecer destaques do setor criativo, como estandes de moda, design, editoriais e gastronomia.

O Pavilhão dos Países receberá as plurais inspirações de artesãos sul-mato-grossenses e de artistas da Colômbia, Argentina, Paraguai, Bolívia, Peru e Venezuela. Todas as peças, que revelam traços culturais marcantes de suas origens, serão comercializadas. Também serão realizadas oficinas de criação por mestres da área e confecção de carteiras nacionais de artesão, documento nacional que possibilita a venda de peças em eventos nacionais, como o próprio FASP e feiras pelo Brasil.

Quebra-Torto - Música, contação de causos, lançamentos editoriais e debates em um espaço de grande beleza. Tudo isso com o gosto da culinária regional e sua deliciosa fartura. O Quebra-Torto com Letras mais uma vez revela traços especiais de nossa cultura e do folclore de todas as regiões do Estado. Nesta edição, uma programação voltada para a integração, com a participação do escritor e professor uruguaio Fabian Severo e da também escritora argentina Selva Almada.

Homenagem - O rio Paraguai, atração dos turistas que visitam Corumbá, para fotos e vídeos, cenário de passeios e pano de fundo de encantamento é o grande homenageado desta edição do Festival.

Mostra de Rua - Grafitte, oficinas de passinho, slam e de videoclipe, batalha do porto, são algumas das artes que serão mostradas, vinda das ruas, da influência da cultura Hip Hop e que também prega a integração ganhando espaço no FASP. As atividades acontecem no Porto Geral e nos bairros da cidade.

Cinema – Os filmes que ainda fazem sucesso nas salas de cinema do Brasil e longas metragem premiados internacionalmente estão na seleção de atrações da sétima arte no Festival. Serão exibidos com entrada franca: "Bacurau", de Kleber Mendonça Filho; "Turma da Monica - Laços", de Daniel Rezende; o premiado "As Herdeiras" (Paraguai); a refilmagem do clássico "Beijo no Asfalto", de Murilo Benício; e "Uma Noite de Doze Anos", que conta a jornada de sobrevivência de três revolucionários uruguaios, entre eles o ex-presidente José Mujica.

Celebração continental - O FASP promove encontros que valorizam a diversidade cultural do continente, a criação e fruição de riquezas, o intercâmbio, a revelação de experiências e debates de temas relativos à cultura, à cidadania, ao meio ambiente e ao desenvolvimento sustentável.

O lançamento do festival acontece nesta quarta-feira (16), às 9:00, no auditório da Governadoria. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas na página da Fundação de Cultura  ou pelo telefone 3316-9109.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Eventos
Em 17 de Outubro de 2022 às 15h47
Comunicado da banda diz que vocalista está lidando com 'hemorragia nas cordas vocais e um nódulo desde a última etapa da turnê' e um problema 'bastante sério' no joelho.
Em 05 de Setembro de 2022 às 15h21
VER TODAS EM EVENTOS
Notícias em destaque agora
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.