A seção"Nossa" publicada no portal UOL nessa semana traz uma reportagem especial, que integra a temporada Brasileiro, com o Chef Paulo Machado, um dos grandes nomes da gastronomia de Mato Grosso do Sul. Ele é proprietário do Instituto Paulo Machado e colunista de gastronomia da CBN Campo Grande (MS), além de ministrar aulas sobre gastronomia pelo Brasil e pelo mundo.
No texto, intitulado "Homem & Natureza - Um mergulho nas belezas da região Centro-Oeste a partir do olhar do chef pantaneiro Paulo Machado", de autoria de Gabriela Teixeira, Paulo fala sobre diversas peculiaridades da região. Veja alguns trechos:
Festejos
"É chegada a vez do São João, que acontece na época da última chuva e começo da seca, celebrando as colheitas. Na região, o festejo tem lá suas especificidades, como o abate de um boi, em Corumbá. Tradicionalmente doado por um fazendeiro, o animal é preparado em conjunto pelos moradores da localidade, que usam seus miúdos para fazer o sarrabulho."
Nesta quarta-feira (19) o Conselho Consultivo do Iphan (Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) anunciou a decisão de transformar o Banho de São João em Patrimônio Cultura do Brasil. O título reconhece a importância de uma das maiores festas populares de Mato Grosso do Sul, famosa pelo levantamento do Mastro de São João, roda de Cururu e Siriri, alvoradas, procissões, cortejos, novenas e o banho do santo no rio Paraguai.
Gastronomia
"Em Corumbá, a proximidade com a Bolívia tornou populares as saltenhas e tucumanas, que se assemelham a pastéis recheados. Já, em Campo Grande, são as culinárias japonesa e árabe que marcam forte presença, especialmente nos restaurantes especializados em sobá e nas esfiharias. Comer esfihas no fim da tarde é um hábito. Dos povos originários, como os guaranis e os terenas, herdou-se o consumo do milho e da mandioca, que permeiam praticamente todo o livro de receitas do chef".
Turismo
"Co-idealizador da Brasil Food Safaris, projeto de turismo gastronômico, há oito anos Paulo percorre o país em expedições. Os melhores lugares para visitar em sua região estão, é claro, na ponta da língua. No topo do ranking? Bonito! É um clichê, mas é também a capital mundial do ecoturismo, revela Paulo".
Leia aqui a matéria na íntegra!
Livro
O livro “Cozinha Pantaneira: Comitiva de Sabores” é um mergulho nas raízes da cozinha pantaneira, apresentando ao leitor 65 receitas selecionadas por Machado e preparadas pelo Chef Paulo Machado e outros chefs do Centro-Oeste. Vendas on-line: www.bei.com.br
SOBRE O CHEF PAULO MACHADO
Profundo conhecedor da gastronomia latino-americana, Paulo Machado é formado em Direito e Gastronomia e estudou no programa de cozinha francesa do Instituto Paul Bocuse, na França. Mestre em Hospitalidade, fundador do Instituto Paulo Machado em Mato Grosso do Sul, trabalhou em restaurantes da Europa e do Brasil. Dá aulas de gastronomia e já esteve em 56 países, sendo que em 15 deles promoveu Festivais de Cozinha Brasileira. Em 2015, recebeu o Prêmio Dólmã de Melhor Chef na categoria nacional. Em 2017, sua marca “Brasil FoodSafaris” recebeu o prêmio Braztoa/Sebrae de melhor startup em turismo do Brasil. Machado foi colaborador da revista Menu e colunista na rádio CBN Campo Grande. Integra, ainda , o Slow Food, projeto Cumari e o grupo de Cozinhas Regionais da América do Sul. Ensina receitas e curiosidades da alimentação em seu canal do YouTube (Chef Paulo Machado) e escreve no blog www.brasilfoodsafaris.com .