Bonito, Mato Grosso do Sul - 27 de Novembro de 2024
Geral

Chef Paulo Machado explica sobre o livro de culinária que será lançado em breve

Em entrevista ao Correio do Estado, o chef conta também sobre as lives que está realizando com convidados para falar sobre a comida pantaneira.

Ketlen da Silva
Em 30 de Abril de 2020 às 13h48
Chef Paulo Machado. (Redes sociais)

Arroz carreteiro e macarrão de comitiva são algumas das receitas típicas da região do Pantanal que fazem parte de um levantamento organizado pelo chef de cozinha sul-mato-grossense Paulo Machado, 39 anos, que resultarão, em breve, quando a pandemia passar, em um livro de culinária.

“Consumo a culinária do Pantanal e tenho contato com a cultura desde que eu nasci, por causa da minha família. Outro ponto foram as viagens que fiz para fazendas da região, logo quando eu comecei a trabalhar com gastronomia. Na época, participei do primeiro grupo de pesquisa da cozinha pantaneira com um grupo de chefs”, relembra Paulo Machado.

Paulo integrou uma expedição científica, denominada Cozinha Regional Pantaneira, ao lado do professor Ricardo Maranhão, coordenador do Centro de Pesquisas em Gastronomia Brasileira e da chef Dedê Cesco. A pesquisa realizada em 2009 catalogou 50 receitas tipicamente pantaneiras. “Elas estão no meu livro agora, que tem, no total, 65 receitas, muitas autorais, que eu desenvolvi ao longo desses 10 anos”, explica.

Ciência e gastronomia andam lado a lado na vida do chef, que fez um mestrado em Hospitalidade. “No mestrado eu estudei o jeito que o pantaneiro recebe, a comensalidade, a hospitalidade que o povo tem. Nesse livro tem textos do meu trabalho de mestrado”, frisa.  

O exemplar, que está finalizado e pronto para a impressão, foi dividido por temas variados, como: “Comida de Comitiva”, “Comidas de Festa”, “Comida de Fazenda”, “Cozinha Indígena”, “Mercadão/Bolicho” e “Comida de Cidade”. Além das receitas de Paulo Machado, o livro conta com a colaboração de outros profissionais do Centro-Oeste.  

No livro, também está a receita de estrogonofe de jacaré, considerado em 2018 o melhor estrogonofe do Brasil em concurso nacional realizado por uma emissora de televisão.  
 
Lives

Em isolamento social por causa do novo coronavírus e atualmente na casa de sua família, em Campo Grande, Paulo precisou adiar o lançamento do livro, previsto para junho. “Não é fácil porque eu sou uma pessoa inquieta. É uma época maluca, e estou refletindo a respeito dos próximos passos com a minha família. Aproveitei para fazer algumas lives no meu perfil”, indica.  

Entre as lives, já teve uma ensinando a receita de mate cozido. “Não tem um dia fixo. Eu estava optando pelas sextas-feiras, mas nem todo mundo pode acompanhar, então estamos variando”, ressalta.

Para acompanhar, basta seguir o perfil do @chefpaulomachado

Confira a matéria completa, clicando aqui .

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Geral
Em 20 de Outubro de 2022 às 16h38
Além do retrato do famoso bruxo de óculos redondos, serão lançadas outras três peças: o trem Hogwarts Express, o professor Albus Dumbledore e a escola de magia e bruxaria de Hogwarts.
VER TODAS EM GERAL
Notícias em destaque agora
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.