O Pantanal tem sido um assunto recorrente na mídia durante os últimos meses em virtude das queimadas que assolaram o bioma em proporções jamais vistas. Entretanto, muito tem sido feito para chamar a atenção sobre a importância da preservação local de forma ampla por meio de ações que incluem não apenas suas belezas naturais, mas, também, sua cultura e história. A iniciativa Documenta Pantanal, que atua na promoção de projetos em diversas áreas - entre eles ecoturismo, exposições fotográficas, publicação de livros e produção de filmes e documentários – vem se destacando neste papel e é neste cenário que foi lançado o projeto "Artistas Pantaneiros", que, semanalmente, lança vídeos que apresentam as virtudes artísticas dos pantaneiros.
Mais que uma introdução à diversificada produção cultural para o público, "Artistas Pantaneiros" tem por objetivo ser uma ferramenta de mapeamento do fazer artístico no Pantanal. Em vídeos curtos, de até um minuto de duração, o material configura-se como uma plataforma na criação de um olhar mais carinhoso para a região. De acordo com a diretora executiva da Documenta Pantanal, Mônica Guimarães, “uma das formas mais potentes e honestas para chamar à atenção à vida no Pantanal é a partir da demonstração de suas virtudes do dia a dia, ainda pouco conhecidas pelas demais populações do nosso país”.
Quem atua nos bastidores e na curadoria de material do projeto é Marcia Rolón, diretora do Moinho Cultural, ONG estabelecida na cidade de Corumbá. Ela, inclusive, é a personagem focada no primeiro episódio da série, em vídeo que conta um pouco da sua história enquanto bailarina e profissional de Educação Física.
Entre os artistas que serão contemplados pelo projetos estão:
Acompanhe o conteúdo do projeto nos perfis do Documenta Pantanal do Instagram , Facebook e Youtube e tenha informações detalhadas sobre demais iniciativas no site .
Documenta Pantanal
Registrar, documentar e valorizar a cultura e a natureza pantaneiras por meio da promoção de atividades em prol da difusão do conhecimento e da preservação. A partir dessa proposta, a iniciativa ‘Documenta Pantanal’, após um ano de atuação, reafirma seu papel de contribuir para o desenvolvimento de ações multimídias (exposições, livros, vídeos e documentários, por exemplo) que, mais do que celebrarem a beleza e a biodiversidade desse ecossistema, pretendem chamar a atenção da sociedade para a urgência em conhecer e preservar este patrimônio da Humanidade.
Ao apoiar pesquisas, compartilhar conhecimentos científicos e manifestações tradicionais da cultura do Pantanal, o Documenta busca contribuir para a adoção e a valorização de uma visão de desenvolvimento sustentável na agricultura, na pecuária e no turismo de qualidade. A iniciativa reúne estudiosos, empresários, artistas e produtores para, em conjunto, alertar a sociedade para as questões primordiais desse bioma.