Em parceria com a Polícia Militar Ambiental (PMA), o Instituto das Águas da Serra de Bodoquena desenvolve há 4 anos nas escolas ribeirinhas do Pantanal Sul um trabalho de Educação Ambiental com a intenção de contribuir para a valorização das comunidades pantaneiras e disseminação da importância do Bioma.
Percorrendo 600 km de rio em cada edição, já atendeu por meio de atividades lúdicas e recreativas, mais de 500 crianças e adultos, levando EPI’s, cestas básicas e brinquedos com o apoio de parceiros. Como resultado desta interação, os pequenos pantaneiros desenham sua visão sobre a região: o que mais os agrada e as mensagens que gostariam de passar para aqueles que contemplarem seus desenhos divulgados nas edições do Calendário de Educação Ambiental no Pantanal.
A elaboração e distribuição desse calendário é uma forma da ação se manter presente nesses lugares o ano inteiro, de manter as pessoas com um olhar atento e cuidadoso para essas comunidades, de dar visibilidade a essa região, seu povo, sua cultura e suas necessidades.
Por ser um material de relevância para o público do local, divulgando-a para diversas outras regiões, bem como suas escolas, professores e alunos, o IASB e a PMA se esforçam a cada ano para angariar recursos que garantam sua realização, tendo mais uma edição sendo lançada esta semana.
A viabilização desta edição só foi possível graças ao apoio da EDEM Agrominerais e da parceria com o Instituto Acaia Pantanal, Ministério Público do Trabalho (MPT-MS), TV Morena, Conselho de Segurança de Corumbá, Gráfica PEX e Ecoa.
Edilaine Nogales de Arruda, moradora local, falou sobre a importância do projeto. “São poucos que olham para os ribeirinhos, que enfrentam longas distâncias para trazer algo. E tudo que chega aqui é muito importante”, comenta.