Neste sábado (05), a Polícia Militar Ambiental do Grupamento do Distrito de Águas do Miranda, em Bonito, realizou fiscalização no rio Miranda durante a operação Pré-piracema e, em um rancho à margem do rio, encontraram uma bolsa térmica com diversos exemplares de peixes da espécie piavuçu, pesando 19 kg, que estavam dentro dos tamanhos de captura e teriam sido capturados com instrumentos permitidos.
No entanto, na análise da cota, o pescado estava acima do que se permite a legislação, que são 5 kg mais um exemplar e cinco piranhas. Separando o exemplar maior, foi constatado um excesso de 13 kg, ou seja, mais do que o triplo de pescado que poderia capturar e levar, resultando na sua apreensão.
Foi registrado um auto de infração administrativa e aplicada multa de R$ 1.080,00 contra o pescador de 45 anos, residente em Cosmópolis (SP). Ele também responderá por crime ambiental de pesca predatória, com pena de um a três anos de detenção. O pescado será doado para instituições filantrópicas depois de periciado.