Na última quarta-feira (04), o Prefeito Kazu Horii recebeu representantes do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE/MS), para discutir a implantação do projeto biometria - revisão eleitoral - em Bodoquena. Como resultado da conversa, foi fechada uma parceria entre a Prefeitura e o TRE.
O diretor geral do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul, Hardy Waldschmidt, o juiz Alexsandro Motta da 15ª Zona Eleitoral, o coordenador do Comitê Gestor da Biometria do TRE-MS, Eduardo Nagata, vereadores e o secretário adjunto de administração e finanças de Bodoquena, Hélio Ferreira Gonçalves participaram da reunião onde foram apresentadas necessidades para implantação do Posto Avançado do Cartório Eleitoral, que vai atender em caráter de plantão. Segundo dados, cerca de 3 mil eleitores de Bodoquena não realizaram o cadastramento, quase metade do número de eleitores do município.
A administração municipal se comprometeu em viabilizar algumas necessidades, para que seja realizado atendimento à população que não está em dia com a justiça eleitoral como, por exemplo, a publicidade, o transporte dos eleitores, a infraestrutura e o pessoal.
Os eleitores que não realizarem o cadastramento da biometria terão o título cancelado, o que os impede de votar nas próximas eleições. Além das consequências eleitorais, quem não fizer a biometria também terá restrições para recebimento de benefícios sociais, emissão de documentos, inscrição em universidades públicas, entre outros.