Em Corumbá, a Sanesul está executando novas obras do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES).
Essa ampliação da rede de coleta na cidade é realizada com recursos do Orçamento Geral da União (OGU), investimento em R$ 14 milhões de reais, e da própria empresa.
Os bairros contemplados com este pacote de obras são Santos Dumond, Aeroporto, Universitário (Vila Mamona), Cristo Redentor (conjunto Cravo Vermelho) e a região do Centro.
O conjunto Cravo Vermelho já está em obras.
“Quando o esgoto corre a céu aberto, as pessoas ficam expostas aos micro-organismos causadores de doenças, também é um ambiente favorável para a reprodução do mosquito transmissor da dengue. Com a rede de coleta instalada na rua, os proprietários poderão fazer a ligação dos imóveis e acabar com esse esgoto aberto e as fossas. Todo esgoto vai para estação para ser tratado. Uma melhoria na qualidade de vida dos moradores”, comenta o gerente regional Edécio Burguês.
Há 20,8km de rede coletora de esgoto para ser instalada nos bairros contemplados. Cerca de 1.200 ligações de residências serão feitas, ou seja, muitas famílias beneficiadas.
Ampliar a rede de coleta e tratamento do esgoto em Corumbá faz parte do projeto do Governo do Estado e Sanesul que buscam investimentos para alcançar a universalização do serviço em todo Estado de MS.
“O fornecimento de água tratada já é universalizado em todas as cidades onde a Sanesul opera o sistema, por isso, neste momento, acontecem tantas obras de esgotamento sanitário. É porque ainda temos muitas cidades que precisam de ampliação e estamos buscando a universalização deste serviço. Queremos que o Estado de MS seja o primeiro a disponibilizar saneamento básico para todos os seus moradores. É pela qualidade de vida e desenvolvimento que estamos trabalhando”, ressalta o diretor presidente da Sanesul, Walter Carneiro JR.
Somando todos os recursos na área de saneamento básico água e esgoto (recursos próprios e Federais), o Governo do Estado, por meio da Sanesul, nos últimos 5 anos, estão investindo cerca de R$ 90 milhões de reais em Corumbá.