O Grupo Unidos Conservamos é um grupo formado por profissionais que estão diretamente ligados ao desenvolvimento do turismo na região da Serra da Bodoquena como guias, ambientalistas e moradores de Bonito e região, que surgiu nas redes sociais visando a preservação ambiental.
Diante da dimensão que as queimadas estão tendo no Parque Nacional da Serra da Bodoquena, esses profissionais decidiram se unir para ajudar a manter essa beleza natural que a cada dia está sendo destruída pelo fogo que está se alastrando com ainda mais rapidez.
Portanto, foi lançado um plano de arrecadação de doações para a aquisição de dois equipamentos de soprador STIHL BR 600 com o objetivo de doá-los ao Parque da Serra da Bodoquena visando auxiliar os brigadistas no combate aos focos de incêndio. Atualmente, o combate é realizado com abafadores manuais, o que torna o combate às chamas mais difícil.
Segundo o biólogo Sandro Pereira, gestor do Parque Nacional da Serra da Bodoquena, a aquisição dos equipamentos deveria ser feita pelo poder público este ano, porém a licitação aceita em Brasília foi para comprar um modelo mais fraco, que é utilizado em Jardim, e não chega nem perto de resolver o problema das queimadas no local. Isso resultou no cancelamento da aquisição dos equipamentos, que agora só poderiam ser solicitados no próximo ano.
Em relato no Facebook, o proprietário de agência de turismo de Bonito, Vinicius Doblack, procurou chamar atenção para o lugar onde nasceu e que está acabando em cinzas. “Bonito, MS, é minha casa e vê-la queimar é muito triste. Gostaria de agradecer a todos os envolvidos que, na data de ontem (09), lutaram bravamente para combater o incêndio que se aproximou da cidade, não foi a primeira vez e não será a última! ”, escreveu. De acordo com ele, as temperaturas e o campo seco acabam favorecendo os focos de incêndio, sem contar os incêndios criminosos que foram punidos pela Lei.
Sendo assim, a arrecadação para compra está sendo feita pelo site de doações Vakinha no link https://bit.ly/2kFg0vA e objetiva o valor de R$ 6.000,00 para a aquisição dos dois sopradores e até o momento da publicação dessa matéria havia arrecadado o montante de R$ 2102,00. O prazo para arrecadação vai até o dia 05 de outubro.