Continuam nesta semana os plantios de mudas nativas às margens do rio da Prata na Fazenda Arco-Íris, localizada na divisa dos municípios de Bonito e Jardim e de propriedade do ex-prefeito de Bonito, Leleco, falecido em 2017.
As ações de reflorestamento realizadas por colaboradores do Recanto Ecológico Rio da Prata, em parceria com o Instituto Amigos do Rio da Prata, são resultado de uma articulação da Câmara Técnica/Agraer, representadas pelo engenheiro agrônomo Paulo Sérgio Gimenes, em prol do meio ambiente e do rio da Prata, importante afluente do rio Miranda.
A primeira fase da operação termina nesta semana, com plantio de mais de 200 mudas nativas da região no sistema de Ilhas Verdes, experimentado pelo Instituto das Águas da Serra da Bodoquena (IASB). Para promover a regeneração natural das espécies, a área da propriedade foi cercada.
Esse trabalho mostra que os produtores e a sociedade podem trabalhar juntos pela conservação dos rios da região. Confira os vídeos dos plantios realizados:
https://www.youtube.com/watch?v=DzyC7M5DB1U&t=14s
https://www.youtube.com/watch?v=VjC6vlezbr0
Ilhas Verdes
Ilhas Verdes também denominado Ilhas de Vegetação é uma metodologia de restauração florestal enquadrada na técnica de Nucleação que foi experimentada no município de Bonito/MS entre os anos de 2012 a 2016 pelo Instituto das Águas da Serra da Bodoquena. Desde então, a instituição adotou essa forma de plantio em todos os seus projetos, pois diminui o custo da restauração, ao diminuir a quantidade de insumos e da manutenção do capim braquiária.