Na última sexta-feira (22), uma equipe da Polícia Militar Ambiental de Corumbá realizava fiscalização na região pantaneira próxima ao canal do Tamengo, próximo à área de captação de água para tratamento, e percebeu fumaça na vegetação margeando o canal. Os policiais foram ao local e surpreenderam um homem de 31 anos que colocava fogo na área protegida de vegetação ciliar (Área Protegida de Preservação Permanente – APP) para a limpeza, em uma atividade agrícola que desenvolveria irregularmente no local.
A PMA chegou no início do incêndio e conseguiu extingui-lo com ajuda do infrator, pois não havia nenhum cuidado preventivo e o fogo poderia se alastrar por uma grande área no Pantanal. As atividades foram interditadas.
O infrator, residente em Corumbá, recebeu voz de prisão e foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil da cidade e responderá por crime ambiental de provocar incêndio em vegetação protegida, com pena prevista de dois a quatro anos de reclusão. Ele também foi autuado administrativamente e multado em R$ 5.000,00.