Imagens de duas antas passeando juntas aos peixes nas águas cristalinas do Recanto Ecológico Rio da Prata, atrativo turístico de Jardim (MS) foi compartilhada pelo colaborador do passeio, Fernando Maidana , em suas redes sociais.
“Essa foi a cena mais incrível que já capturei”, escreveu na postagem, que já acumula 2,5 mil visualizações, 738 curtidas e mais de 50 comentários.
Conhecida também como Tapir, a anta brasileira ( Tapirus terrestres ) é o maior mamífero terrestre brasileiro, podendo medir de 1,70 a 2 metros de comprimento, chegando a 1,2 metros de altura e pesando até 300 kg, sendo considerado o segundo maior mamífero terrestre da América do Sul. Se desloca tanto em mata aberta quanto fechada e nada bem.
As principais ameaças às antas são a diminuição de habitat, caça, atropelamento, doenças transmitidas por contato com animais domésticos e maior frequência e intensidade de incêndios. A espécie é considerada vulnerável no Brasil (IUCN), com status de menos preocupante no Pantanal e Amazonas, mas em perigo de extinção na Mata Atlântica.