A Polícia Militar Ambiental de Bonito tem recebido diversas denúncias sobre degradação das margens do rio Mimoso, principalmente por disposição inadequada de resíduos sólidos nas áreas protegidas de matas ciliares do curso d’água e optou para fazer vistorias ao longo das duas margens do rio. Durante fiscalização, os policiais encontraram em uma propriedade rural, localizada no município, um depósito de resíduos sólidos em áreas de matas ciliares (Área de Preservação Permanente).
Os policiais verificaram que o proprietário alugava o imóvel para festas e eventos e o arrendatário realizava o descarte de resíduos sólidos (lixo) na margem do rio (área protegida). No local, havia uma grande quantidade de sacolas plásticas, latas, garrafas plásticas e outros. Nesta quinta-feira (03), o locatário (22), residente em Fátima do Sul, foi autuado administrativamente, multado em R$ 8.000,00 e notificado a remover os resíduos para o local licenciado pela Prefeitura para receber resíduos sólidos. Ele também poderá responder por crime ambiental de poluição.
Os policiais continuarão com as fiscalizações em outras propriedades margeando o rio no município, com o objetivo de mitigar os problemas. Nos casos menos graves, as pessoas estão sendo orientadas e nos mais graves os policiais estão realizando a autuação administrativa (multa).