As águas cristalinas e a biodiversidade dos rios da região de Bonito e Jardim, no Mato Grosso do Sul, atraem visitantes de diversas regiões de mundo. O que muita gente não sabe é que, para permanecer com essas características, a preservação dos banhados é fundamental.
Os banhados são áreas úmidas que se espalham por toda a região da Serra da Bodoquena e, além da importante função de filtros naturais, são berçários de diversas espécies e abrigam grande biodiversidade.
Ronald Rosa, médico veterinário por formação, porém artista com exímia sensibilidade para captar a beleza da fauna e flora local, retratou a situação dos banhados por inúmeras vezes. Em uma delas, em parceria com a Fundação Neotrópica do Brasil, produziu uma arte que se transformou em adesivos, com o intuito de chamar a atenção para a preservação dos mesmos.
As aves Caboclinho de Chapéu Cinza e Galito foram algumas das espécies, consideradas ameaçadas, retratadas na arte "Diversidade protegida, Futuro garantido". "Elas foram produzidas em 2016 para uma campanha em prol aos banhados e vemos até hoje os adesivos colados em veículos" , diz Ronald.
Sobre a importância dos banhados, Ronald revela: "Longe de ser apenas lugar com capim navalha é um ambiente aquático com funções extremamente importantes para o sistema do fluxo d'água da nossa região. Um berçário e lar de várias espécies de animais e que, infelizmente por conta de ter matéria orgânica depositada no solo ao longo de anos, fez com que os banhados fossem cobiçados para dar lugar às monoculturas que ao invés de protegê-los, os drenam para o plantio".
Veja abaixo artes produzidas por Ronald Rosa: