A Polícia Militar Ambiental de Corumbá realizou trabalhos preventivos em prevenção aos incêndios na operação Prolepse nas propriedades rurais do município nesse período seco, com o intuito de prevenir e impedir pequenos focos provocados que possam se tornar grandes incêndios e, enquanto passavam em uma propriedade rural no ultimo sábado (03), localizaram um incêndio em área de pastagem e vegetação nativa de uma propriedade rural, localizada no Pantanal.
A equipe verificou que a vegetação queimada atingiu uma parte de pastagem e também vegetação nativa. Na propriedade, que pertence a uma clínica de tratamento de dependentes químicos, os policiais conversaram com o diretor e responsável pela área, que informou que o fogo começou depois que eles executaram limpeza em uma área para plantio de lavoura de mamão e, então, faíscas provenientes da rede elétrica atingiram a vegetação seca, que entrou em chamas.
A equipe mediu a área incendiada com uso de GPS, totalizando 4,5 hectares. A associação foi autuada administrativamente e devem pagar multa de R$ 5 mil.