O Governo de Mato Grosso do Sul divulgou nesta quarta-feira (28) que todas as autorizações ambientais emitidas para a realização de “queima controlada” em propriedades localizadas na Área de Uso Restrito do Pantanal estão suspensas pelo Imasul até 30 de outubro. Porém, a suspensão não se aplica às práticas de prevenção e combate a incêndios realizadas ou supervisionadas pelas instituições para prevenção e combate aos incêndios florestais.
De acordo com os dados do Inpe, o número de focos de calor registrados em Mato Grosso do Sul entre os meses de janeiro até 15 de junho de 2021 no Pantanal Sul-mato-grossense foi 87,22% menor em relação ao mesmo período do ano passado. Em todo o Estado, essa redução foi de 66,72%. O resultado, segundo o governador Reinaldo Azambuja é decorrente das ações implementadas pelo Governo do Estado para a prevenção e o combate aos incêndios florestais.
A incidência de focos de calor no Pantanal de Corumbá, município com maior porção do bioma, reduziu 81% de janeiro a julho de 2021 em relação aos últimos cinco anos.