José Sabino, Biólogo, Professor da Uniderp que atua há mais de 25 anos junto ao Recanto Ecológico Rio da Prata, passeio de ecoturismo em Jardim (MS), compartilhou registro das águas cristalinas do rio da Prata após chuva no local, que, em ocasiões passadas, ficavam turvas.
Ele ressalta a importância das ações conjuntas de ONGS, Imasul, Polícia Militar Ambiental e proprietários rurais para manter os rios de Bonito e região preservados. Confira:
"Estamos aqui no rio da Prata na divisa entre Bonito e Jardim. Uma região muito famosa pela transparência das águas e pela riqueza do ecossistema aquático.
Nos últimos tempos, nós enfrentamos problemas como o turvamento das águas do rio da Prata e do rio Formoso.
Aqui no rio da Prata, um esforço conjunto de ONGs da região como o IASB e o IHP, somado aos esforços do Imasul, dos proprietários rurais e da Polícia Militar Ambiental parece que está transformado essa realidade.
Hoje, cerca de 25mm de chuva foram registrados na nascente do rio da Prata, mas ele permanece transparente mostrando que esse trabalho conjunto da sociedade, parece caminhar em direção à solução desse problema ambiental. Lembrando que a gente vive a década a restauração ambiental, que é uma Declaração da ONU para proteger e recuperar os ecossistemas ameaçados do planeta, então a região de Bonito está sintonizada com essa grande agenda planetária".
Assista: