O município de Bonito recebeu do Governo do Estado nesta terça-feira (21) uma máquina motoniveladora. O equipamento faz parte do Plano Estadual de Manejo e Conservação de Solo e Água e será utilizado para ajudar na manutenção de estradas vicinais e rurais.
O trabalho do Governo vem para atender o Plano PROSOLO que, com ações de conservação e adequação de estradas vicinais e obras de conservação de solo em áreas críticas, contribui para a meta de tornar Mato Grosso do Sul um Estado Carbono Neutro até 2030. São quase R$ 10 milhões de investimento nesse primeiro grupo de cidades.
“Pelo PROSOLO, identificamos que boa parte dos problemas que temos em assoreamento de rio, em situações de levar enxurrada para dentro de rio, decorre da manutenção das estradas. A maioria delas é rebaixada e acaba sendo grande canal de escoamento das águas para dentro dos rios. Dentro desse conceito, esses maquinários vão ajudar na manutenção correta das estradas”, comenta o secretário Jaime Verruck.
Quase R$ 10 milhões foram investidos na aquisição de 14 motoniveladoras e 1 retroescavadeira, que foram entregues às prefeituras dos municípios de Água Clara, Amambai, Angélica, Batayporã, Bonito, Caracol, Coronel Sapucaia, Douradina, Figueirão, Jardim, Novo Horizonte do Sul, Rio Verde de Mato Grosso, Santa Rita do Pardo e Taquarussu. A retroescavadeira foi entregue para Miranda.
O prefeito Josmail Rodrigues afirmou que o maquinário tem um valor ainda mais especial para Bonito. “Bonito é a Capital do Ecoturismo de MS. O cuidado com águas dos nossos rios é algo que nos preocupamos diariamente e esses investimentos serão fundamentais para isso. É um grande presente que o governador Reinaldo Azambuja está dando para nossa cidade”, finaliza.
O governador Reinaldo Azambuja ainda anunciou mais entregas de maquinários e implementos agrícolas nos próximos meses. “Só dessa linha de tratores, de máquinas de fazer silagem e de carretas distribuidoras de calcário, nós vamos entregar para as prefeituras mais de 1.400 equipamentos, que já estão comprados – em uma parceria da bancada federal [de Mato Grosso do Sul no Congresso] com recursos próprios do Estado. Da linha amarela, que tem motoniveladora, escavadeira mecânica e retroescavadeira, todos os municípios vão receber equipamentos. São mais de 360 equipamentos que nós já compramos, estamos recebendo e fazendo as entregas”, afirmou.