A Polícia Militar Ambiental de Miranda realizou um trabalho conjunto com policiais militares da cidade e apreenderam nesta quinta-feira (18), no final da manhã, um caminhão Ford F600 com uma carga de madeira e uma motosserra ilegais.
O veículo deslocava-se de Miranda para a área rural com 36 pranchas de madeira, medindo 1,5 m³, sem o Documento de Origem Florestal (DOF), que é o documento ambiental para o transporte, beneficiamento e armazenamento de qualquer produto florestal, o que se caracteriza como crime ambiental. O infrator informou que a madeira seria para a construção de uma ponte na área rural do município. A madeira e o veículo foram apreendidos.
No caminhão também foi encontrada uma motosserra sem a Licença de Porte e Uso (LPU), fato que não se caracteriza como crime, mas é infração administrativa e,, por isso, foi apreendida.
O condutor e o proprietário da carga (53), residente em Miranda, foram autuados administrativamente e o dono pagará multa de R$ 1.432,00. Ele também responderá por crime ambiental. A pena para este crime é de seis meses a um ano de detenção.