Representantes da sociedade civil, ONGs, empresas e associações lançaram a iniciativa Brigada Alto Pantanal - Haroldo Palo Jr com o objetivo de chamar a atenção para a urgência de defender o Pantanal, hoje consumido por chamas.
Por meio de uma campanha de financiamento coletivo, o intuito é arrecadar recursos que permitirão criar, equipar e manter uma brigada anti-incêndio permanente no Alto Pantanal. A brigada irá atuar durante o ano todo no combate às chamas de forma direta e preventivamente nessa área de divisa entre Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, onde se encontram parques nacionais e áreas remotas de conservação de animais silvestres, como a onça-pintada.
Entre as formas de captação de doações para a causa, há um crowdfunding (financiamento coletivo) na plataforma catarse.me (www.catarse.me/brigada_alto_pantanal), com doações no valor mínimo de R$ 10 (a meta é atingir R$ 500.000).
Com os recursos obtidos será possível ter duas brigadas equipadas e treinadas por 12 meses e colaborar com custos veterinários dos animais silvestres. De acordo com o site oficial da iniciativa, cada brigada será composta por 7 pessoas, sendo um líder mais seis brigadistas, cada uma com sua função e equipamento específico: abafador, bomba costal, motosserra, roçadeira, bomba d’agua e mangueira acoplada, entre outros, uma equipe atuando ao norte e outra ao sul da região.
O trabalho não se resume a apagar os focos incêndios. A equipe estará sempre atuando em prevenção e MIF (Manejo Integrado do Fogo).
Colabore! As doações podem ser feitas no site: www.catarse.me/brigada_alto_pantanal