Nesta quarta-feira (22), o Canal Futura estreia a série "Água de Plantar" com foco em iniciativas agroecológicas que vinculam o tema da produção sustentável de alimento à possibilidade de se plantar água.
Com a exibição de 26 episódios sobre agroecologia, o programa aborda neste ano experiências de várias regiões/territórios de Minas Gerais. A exibição será todas as quartas, às 22h15.
As organizações da Articulação Mineira de Agroecologia (AMA) foram parceiras da construção do projeto.
Confira episódios anteriores clicando aqui .
Plantação de água
A permacultura, ciência da cultura permanente, tem como objetivo a integração dos sistemas vivos na agricultura e na vida. Assim, de acordo com o site GreenMe, um dos sistemas integrados oferecidos pela técnica de permacultura é o que chama-se “plantar água”, ou seja, por meio de um desenho cuidadoso do uso da realidade ambiental, favorecer a acumulação de água, e seu uso racional, equilibrado, em uma área.
Para isso, é preciso aproveitar as curvas de nível do terreno, o cultivo de árvores no entorno das nascentes, a cobertura permanente do solo, a construção de canais de irrigação integrados com usos como tanques de peixes, hortas circulares em mandala, rega por capilaridade e a infiltração de toda a água que será recolhida, finalmente, no lençol freático e que, depois de filtrada, naturalmente, pela terra, ressurgirá em rios, córregos e poços.
A cobertura permanente e diversificada do solo, com plantas que usam a água de formas diferentes, com taxas de evaporação e transpiração diferentes, propicia, pouco a pouco, o retorno das águas usadas pelas plantas para seu crescimento que, desde que as nascentes e cabeceiras de morros estejam vegetadas, voltarão à região na forma de chuva, orvalho, garoa.
No processo de “plantar água” é fundamental também preservar-se a qualidade do líquido. Não adianta plantar água contaminada que não servirá, no futuro, para se beber, ou mesmo para se regar nossas plantas. A terra, grande filtro natural, não consegue filtrar contaminantes químicos, agrotóxicos ou derivados de petróleo.
Portanto, no sistema de “plantar água” você terá de abrir mão, com certeza, do uso dos agrotóxicos e semelhantes optando, de forma positiva, pelas técnicas agroecológicas de manutenção dos cultivos e pelo controle biológico de pragas agrícolas.