A Polícia Militar Ambiental do Distrito de Águas do Miranda, em Bonito, realizava fiscalização ambiental nesta terça-feira (21) à tarde em uma estrada vicinal, localizada a 30 km da cidade, e abordaram um veículo Scania com carreta carregada de madeira em toras, que estavam sendo transportadas ilegalmente.
Os policiais verificaram que o veículo transportava 12 toras de madeira nativa das espécies carvão-branco, angico, ipê e vinhático, que mediram 16 m³, sem o Documento de Origem Florestal (DOF), considerado o documento ambiental para o transporte, beneficiamento e armazenamento de qualquer produto florestal, o que se caracteriza como crime ambiental, bem como infração administrativa, que é julgada pelo órgão ambiental estadual (Imasul).
O veículo e a madeira foram apreendidos. O motorista (63) responsável pela carga de madeira irregular, residente em Campo Grande, foi autuado administrativamente e multado em R$ 4.680,00. Ele também responderá por crime ambiental e poderá pegar pena de seis meses a um ano de detenção.