Mato Grosso do Sul conta a partir de agora com o mais moderno equipamento aéreo para combate a incêndios florestais.
A aeronave Air Tractor, adquirida pelo Governo do Estado, por meio do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), órgão vinculado à Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultua Familiar) fez na última segunda-feira (14) uma simulação despejando água durante o voo de demonstração no Hangar do Grupamento de Operações Aéreas do CBMS/MS, no Aeroporto Santa Maria.
A manobra, chamada “alijamento de água”, abriu a solenidade de entrega de equipamentos para o Corpo de Bombeiros Militar e que serão usados no combate a incêndios florestais em Mato Grosso do Sul.
No evento, o governador Reinaldo Azambuja já anunciou e assinou a autorização de compra de mais uma aeronave, do mesmo modelo, juntamente com o secretário Jaime Verruck e o diretor-presidente do Imasul, André Borges. “Essa aeronave que entregamos hoje foi adquirida com recursos de compensação ambiental, pelo Imasul, e faz parte do investimento de R$ 56,6 milhões para o combate a incêndios florestais, anunciado pelo Governo do Estado no ano passado. Ela vai auxiliar nas ações permanentes de combate a incêndios florestais”, lembra o titular da Semagro.
Agora, com a assinatura do termo de cessão da aeronave, pela Semagro e pelo Imasul, o Corpo de Bombeiros será responsável pela utilização.
Ela integra um conjunto de ações que o Imasul e o Corpo de Bombeiros já vêm trabalhando, como o combate terrestre feito pelos militares e brigadistas, o combate com caminhão-tanque e caminhonetes equipadas com kits para alcançar locais de difícil acesso e muito calor.
A aeronave Air Tractor AT-802F, batizada “Xaraés” é a mais moderna do mundo na categoria, com capacidade de 3.100 litros de água, por lançamento nos incêndios florestais, possibilitando pousos e decolagens nas mais diversas pistas sul-mato-grossenses, principalmente nas pistas das fazendas do bioma Pantanal, proporcionando mais efetividade nas ações de combate aéreo, em conjunto com o combate terrestre. Ela é a primeira para combate específico a incêndios florestais e enfrentamento das chamas no bioma Pantanal.
Três pilotos bombeiros militares de Mato Grosso do Sul já realizaram o curso de capacitação nos Estados Unidos, mais precisamente no Estado do Kansas, para operarem a primeira aeronave de combate à incêndios florestais do CBMMS. Ainda vão passar por mais algumas capacitações que ocorrerão no período de prevenção e preparação, no 1º semestre deste ano, na região do Pantanal.
Após a entrega, a aeronave estará à disposição para em caso de emergência poder voar, sob responsabilidade do piloto comandante Tenente Coronel Wallace. Enquanto não há ocorrência, a aeronave será utilizada pelos pilotos em treinamento para completar as horas/voos, pré-requisito do programa de capacitação para que eles se tornem comandantes da aeronave. Inicialmente os bombeiros em treinamento estarão voando como copilotos até concluir a capacitação, prevista para este semestre.
Como os grandes incêndios florestais acontecem no segundo semestre, a previsão é que até esse período os bombeiros militares em treinamento para pilotos da aeronave estejam preparados e já em condições de realizar operações. No momento, o Air Tractor AT-802F ficará em Campo Grande, mas nos períodos de maior exigência do equipamento, a previsão é que ele seja mantido em Corumbá.