O consumo consciente e a redução da geração de resíduos são passos muito importantes para preservar o meio ambiente. Infelizmente, ainda é comum encontrar muito lixo descartado irregularmente em rios, lagos, terrenos baldios, canteiros de flores e outros espaços.
Pensando na necessidade de mudança desta realidade e na conscientização das pessoas, organizações ambientais de Bonito participam do Dia Mundial da Limpeza. A ação acontece no dia 19 de setembro em vários países de todo o mundo. O objetivo é conscientizar a população sobre os padrões de produção, consumo e descarte do lixo.
Em Bonito, o Condema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente) criou o Coletivo Ambiental. Em parceria com o IDB (Instituto de Desenvolvimento de Bonito), a Ciclo Azul, a Fundação Neotrópica do Brasil e o IASB (Instituto das Águas da Serra da Bodoquena), o grupo uniu forças para defender o meio ambiente.
O Conselho destaca que os rios da cidade, conhecida mundialmente como a "Capital do Ecoturismo", recebem um volume significativo de resíduos sólidos em função de descarte inadequado do lixo, fator que, com as enxurradas, potencializam o problema. Outros locais, como grutas secas, também sofrem o mesmo problema.
O presidente do Condema, Paulo Sérgio Gimenes, explica que o Conselho vai desenvolver e implantar ações referentes à conscientização da importância do descarte correto do lixo e coletas de resíduos sólidos que poluem o município.
“A proposta é reunir pessoas interessadas da sociedade de modo geral para realizar a ação antes que volte o período de chuvas. A intenção é divulgar coisas boas e fazer com que essas ações se multipliquem e não parem. O problema do lixo poluindo o meio ambiente é grande e não podemos focar em apenas um dia. Gostaríamos que o hábito de cuidar da natureza permanecesse desde a separação do lixo nas residências, até nessas ações que estamos realizando”, destacou o presidente do Condema.
De acordo com a assessora técnica em mobilização social e educação ambiental da Fundação Neotrópica do Brasil, Ana Laura Biella Pereira, a ação é super válida para sensibilizar toda população quanto à questão de geração, separação e descarte de resíduos.
“É muito importante, já que tendo em vista essa demanda municipal considerando os inúmeros locais inadequados que a população utiliza para descarte de resíduo domiciliar, como área de preservação permanente. A proposta da ação neste ano vai ser individual devido à pandemia, mas é para o bem comum de toda a cidade”, explicou.
Segundo a Secretaria Executiva do IDB (Instituto de Desenvolvimento de Bonito), Emanueli Ribeiro, a união de representantes, que defendem a causa ambiental, é extremamente importante para que a população se sensibilize sobre a importância do descarte, de maneira adequada, dos seus resíduos.
“O IDB é parceiro na ação e acredita que com a união de todos de Bonito poderá melhorar e muito. Estamos em uma cidade mundialmente conhecida pelas belezas naturais, mas que enfrenta desafios. Nossa meta é encontrar o equilíbrio entre soluções sustentáveispara a geração de resíduos e a satisfação da comunidade empreendedora de Bonito transformando em benefícios para o município. Estamos entusiasmados com o projeto e almejamos que todos façam sua parte”, disse.
De acordo com Rafael Loreto, da Ciclo Azul, o projeto do Dia Mundial da Limpeza é uma ação que acontece há muitos anos, mas com algumas modificações devido à pandemia, com a finalidade de fazer com que a população crie consciência dentro da sua própria casa.
“Normalmente realizávamos mutirões, mas neste ano pretendemos fazer algo que as pessoas consigam participar, mas sem correr riscos com a covid-19. Uma das ações é "Eu cuido do meu quadrado". O nome já diz tudo!A intenção é fazer com que a população organize seu próprio espaço, sua casa e seu quintal. Separando o lixo da casa que reside de forma correta e individual”, ressaltou.
Ação "Cate e Poste"
Inicialmente, está sendo planejada uma ação denominada “Cate e Poste", onde a pessoa identifica um local com descarte incorreto de resíduos sólidos, faz uma foto do antes, outro registro com o depois da coleta realizada e posta na rede social do CONDEMA que está em criação.
Devido à pandemia, o Conselho não vai realizar um mutirão para realizar as coletas no próximo dia 19. A intenção inicial é promover a ação entre famílias e empresas.