O prefeito de Bonito e vice-presidente do Cidema (Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Integrado das Bacias dos Rio Miranda E APA), Josmail Rodrigues, participou de uma reunião com os demais integrantes do consórcio e a prefeita de Vallemi, Joaquina Azuage, com sua comitiva de secretários e vereadores do município paraguaio nesta terça-feira (15), em Porto Murtinho, para tratar da integração entre os países e da possibilidade de viabilização de um projeto de construção de uma ponte sobre o rio Apa, na Colônia Ingazeira, que permitirá a interligação via terrestre entre os países que serão beneficiados pela Rota Bioceânica.
Participaram também o prefeito de Porto Murtinho e presidente do Cidema, Nelson Cintra (PSD); o secretário de governo, Manoel Viais; a secretária de Turismo, Cultura e Desenvolvimento Local, Isabel Fróes; o secretário de Obras e Habitação e Serviços Urbanos, Paulo Francisco de Carvalho; o prefeito de Caracol, Neco Pagliosa (PSDB); e o secretário de governo de Bonito, Jary Souza Neto Filho.
Segundo a prefeita de Vallemi, este é o início da concretização de um sonho. “A ponte servirá para integrar as comunidades vizinhas, possibilitando o crescimento da cultura, economia e do turismo dos dois países. Buscamos firmar esse compromisso para fortalecer a execução do projeto. A ideia é que o governo paraguaio disponibilize o recurso necessário para a construção da ponte e o governo brasileiro disponibilize a pavimentação do acesso à ponte”, declarou Joaquina.
Na oportunidade, Nelson Cintra falou da importância da realização do projeto. “Munícipios brasileiros serão beneficiados diretamente pela Rota Bioceânica poderão reunir forças junto ao governo do Estado do Mato Grosso do Sul e ao governo Federal para obter a autorização da pavimentação e os recursos necessários para tal, uma vez que a viabilização deste corredor de exportação pelo município de Porto Murtinho reduz prazos de entrega de produtos bem como custos dos produtos”, reforçou o prefeito de Porto Murtinho.
O prefeito de Bonito disponibilizou toda sua estrutura municipal para convocar os demais municípios brasileiros envolvidos para levar ao governo do Estado tal demanda. “Temos um interesse muito grande na exploração do Ecoturismo em nossa região. Essa troca de ideias, o fortalecimento de projetos viabilizará o crescimento de ambos”, afirmou Josmail.