Nesta quinta-feira (25), dois pescadores foram surpreendidos praticando pesca predatória no rio Miranda quando a Polícia Militar Ambiental de Jardim realizava fiscalização no município de Guia Lopes da Laguna, a 30 km da cidade, e surpreenderam dois pescadores armando redes no rio de madrugada.
Os dois infratores estavam armando uma rede de pesca (petrecho ilegal) e, ao avistarem o farol da equipe, empreenderam fuga pela mata, abandonando o petrecho proibido que armavam na pescaria predatória. Apesar de buscas, os indivíduos não foram localizados. No local, a PMA ainda retirou mais duas que os fugitivos já tinham armado. Os homens iniciavam a pescaria e ainda não tinham capturado nenhum peixe. Os petrechos foram apreendidos.
Esse tipo de fiscalização preventiva é fundamental e tem sido prioritária nos trabalhos preventivos à pesca predatória da PMA, pois a retirada desses petrechos ilegais dos rios impede a degradação dos cardumes, tendo em vista o alto poder de captura destes tipos de petrechos.
Além disso, é muito difícil a prisão dos elementos que se utilizam desses petrechos ilegais, em virtude do pouco tempo que levam para armar e conferir os peixes capturados pelas redes, ficando pouco tempo expostos. Mais difícil ainda porque armam normalmente à noite, como foi o caso dos infratores fugitivos.