A Polícia Militar Ambiental permanece nos rios, entre o final do defeso e início de pesca aberta, para evitar a pesca predatória, mas também para evitar que pescadores armem petrechos ilegais nos rios, especialmente as redes. Na manhã desta terça-feira (1), dois pescadores praticavam pesca predatória no rio Miranda quando foram surpreendidos armando rede de pesca (petrecho proibido), pela PMA de Jardim e Bonito, que realizava fiscalização em uma região conhecida como Passo do Bartolo.
Os dois infratores foram surpreendidos quando retiravam peixes da rede de pesca e, ao avistarem os policiais, fugiram, embrenhando-se na mata, abandonando a rede e dois exemplares de pescado capturados com o petrecho ilegal. Apesar de buscas, os homens não foram localizados. Uma rede de pesca, um exemplar de peixe Jaú, medindo 75 centímetros (abaixo da medida permitida) e pesando 5 kg e outro de Pintado, medindo 90 centímetros e pesando 7 kg, foram apreendidos.
Felizmente, a equipe chegou no momento em que os infratores iniciavam a pescaria, pois com um petrecho deste tipo é possível depredar um cardume rapidamente.