Na tarde desta segunda-feira(26), a Polícia Militar Ambiental de Coxim autuou um empresário por degradação da mata ciliar do rio Taquari. O local fica a 30 km da cidade, na região conhecida como Barranqueira.
No local, o proprietário havia construído estruturas de alvenaria em uma Área de Preservação Permanente (APP).
O dono, de 57 anos, e responsável pelas obras, é morador de Coxim. Em sua propriedade, três edificações foram construídas dentro da área protegida, à margem direita do rio. Uma em área já desmatada, antes de julho de 2008, e outras duas construídas recentemente.
Uma construção estava a 30 metros e outra a 57 metros dentro das matas ciliares do rio, em local que deveriam ser preservados 100 metros por lei.
As edificações servem como pousada e rancho pesqueiro e são locadas para turistas, principalmente que praticam pesca esportiva e nenhuma possuía a devida licença expedida pelo órgão ambiental competente.
As atividades foram interditadas. Pela infração administrativa, o proprietário recebeu multa de R$ 5.500,00. Ele também responderá por crime ambiental. Se condenado, poderá pegar pena de um a três anos de detenção. O autuado ainda foi notificado a apresentar junto ao órgão ambiental estadual um plano de recuperação da área degradada e alterada (PRADA).