A Prefeitura Municipal de Bonito, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA), é parceira de uma importante iniciativa de reflorestamento composta por voluntários que formam o coletivo "Mil pelo Planeta".
Trata-se de um grupo de moradores de Bonito que teve sua primeira ação no Dia da Árvore de 2020, com um plantio específico que não tinha a pretensão de se tornar um projeto de longo prazo. Entretanto, o grupo se fortaleceu e desde então vem realizando dezenas de movimentos de plantio e educação ambiental em Bonito e até fora do Brasil, onde já plantou mais de 7 mil mudas.
Hoje o “Mil Pelo Planeta” atua através de um modelo de integração agroflorestal, em que sementes ancestrais e tradicionais são semeadas ao redor da muda recém plantada, com o objetivo de que ao crescerem juntas, uma possa proteger a outra, ampliando as chances de sobrevivência das árvores. Para dar suporte às mudas também utilizam agrominerais e hidrogel, para garantir os nutrientes e a umidade necessária. Os voluntários investem tempo, assumem custos decorrentes e buscam parcerias para viabilizar as ações de reflorestamento.
A SEMA e o Viveiro Municipal Eduardo Domingos Tumeleiro são parceiros desde o ano passado através da doação de mudas de árvores nativas sendo que, desde então, foram doadas mais de 2.700 mudas para plantio em áreas de mata ciliar dos rios Formoso e Formosinho.
“Acreditamos muito na iniciativa porque ela envolve moradores locais que, em sua maioria vieram de outras cidades e escolheram viver Bonito porque se apaixonaram pelo lugar. São profissionais liberais e empresários que desejam protagonizar ações de conservação da natureza e estão dispostos a se comprometer com a causa", afirmou a secretária Ana Cristina Trevelin. “Em 2022, a parceria deve se ampliar com a realização de plantios na área urbana de Bonito, especialmente em áreas verdes que estão previstas no planejamento urbano. Haverão também mutirões de limpeza dos córregos urbanos, parte do Projeto Guardiões”, finalizou.
O coordenador do Mil é o designer Neo Ávila, que inclusive já foi parceiro da SEMA para a diagramação e arte da “Cartilha de Destinação de Resíduos de Bonito”, e um entusiasta da conservação da natureza.
O coletivo possui um perfil no Instagram e um canal no YouTube .